Movimento sindical médico é tema da História da Medicina
17 de setembro de 2018
A história das entidades médicas, como o movimento Renovação Médica (Reme), será contada na História da Medicina desta sexta-feira, 21 de setembro. A aula aberta “O movimento sindical médico de Belo Horizonte” será realizada das 11h30 às 12h30, na sala s146, no andar subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, em frente ao Laboratório de Anatomia Humana. Não é necessária inscrição prévia.
A disciplina é promovida pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), que convidou a assistente social Regina Célia Nunes dos Santos para ministrar a aula. Ela irá abordar assuntos como o surgimento do primeiro sindicato médico, em 1934. A ênfase, no entanto, será no movimento Reme, que iniciou as discussões sobre políticas públicas em saúde na década de 1970, como a da organização do Sistema Único de Saúde (SUS).
“É importante que os alunos conheçam a história da organização dos médicos”, afirma a assistente social. “Por exemplo, o primeiro sindicato, de 1934, teve como primeiro presidente o professor de pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, João Mello Teixeira”, completa.
Trajetória
Regina Célia é assistente social formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde na área de Saúde Pública. Ela participou da conferência que propôs a criação do SUS, em 1986, junto a diversos profissionais da área da saúde, como enfermeiros, fonoaudiólogos e psicólogos.
O tema a ser discutido na aula foi desenvolvido em sua dissertação de mestrado, “O grupo de estudos médicos e o movimento de Renovação Médica – REME em Minas Gerais”, que recuperou a história da organização das entidades médicas.
História da Medicina
O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.
Mais informações: Cememor – 3409 9106