Sobre
O Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS) da Faculdade de Medicina nasceu inspirado pelas ideias veiculadas no Seminário de Ensino da Medicina Preventiva, realizado em Viña del Mar, no Chile em 1955, transformadas em proposta de criação do Instituto de Higiene e Medicina Preventiva apresentada à Congregação da Faculdade em 1958.
Em 1960, o Instituto foi transformado em Departamento. Nos anos 70, o DMPS teve atuação importante no processo de transformação do ensino médico na Faculdade de Medicina, orientado para a formação do médico generalista, em estreita vinculação com o “mundo real” dos serviços de saúde nas comunidades, reforçando a integração docente-assistencial.
Inúmeras iniciativas pioneiras vêm contribuindo para sintonizar a formação dos médicos e de outros profissionais de saúde com as Políticas de Saúde orientadas pelos princípios da igualdade e equidade associadas, por exemplo, a excelência do Internato em Saúde Coletiva (“Internato Rural”).
Na interface com a comunidade e integração com os serviços de saúde, o DMPS tem desenvolvido inúmeras iniciativas bem sucedidas, com reconhecimento nacional e internacional no campo da Saúde Pública e Saúde Coletiva. Destaca-se o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON/DMPS/FM) que tem um programa de qualificação em larga escala para a Atenção Primária, envolvendo gestores e trabalhadores do SUS. O NESCON tem parcerias com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMG).
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública foi criado em 1993, com uma área de concentração em epidemiologia, em nível de Mestrado, tendo como objetivo formar profissionais capazes de elaborar projetos de pesquisa e programas de saúde pública amparados no estado da arte dos conhecimentos científicos buscando constituir instrumentos para compreender o processo saúde-doença, analisar os resultados obtidos e elaborar políticas para intervir na saúde e qualidade de vida das coletividades.
Entre 1999 e 2001 foram criadas as áreas de concentração em Política de Saúde e Planejamento e Saúde e Trabalho. Em 2002 foi implantado o doutorado em Saúde Pública, com área de concentração em Epidemiologia. Atualmente, o Programa em Saúde Pública está com a nota 6 pela CAPES, consolidando um Programa de excelência na Universidade Federal de Minas Gerais.
O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência foi criado em 2011 na modalidade de Mestrado Profissional e tem como eixo organizativo a Promoção de Saúde, entendida como abordagem ampliada de saúde – social, política, econômica, cultural, integral, intersetorial – fundada na práxis de autonomia de sujeitos que se reconhecem reciprocamente e adotada como principal estratégia de prevenção da violência, que por sua vez, se expressa em múltiplas faces e diferentes formas de manifestação, designadas como quaisquer situações de rebaixamento de sujeitos à condição de objeto, mediante qualquer tipo de dominação, coerção, ameaças, agressões e/ou negligência. Atualmente, o Mestrado teve a sua primeira avaliação do quadriênio recebendo a nota 4 pela CAPES.
Nos seus 57 anos, o Departamento de Medicina Preventiva e Social está presente de maneira marcante não só no âmbito de pesquisa, mas também na extensão por meio de projetos temáticos para a sociedade como o Projeto Manuelzão, Abraçarte, Pró-Saúde, Projeto Passagem, entre outros.
Chefe do Departamento
Profª. Alzira de Oliveira Jorge
Subchefe do Departamento
Profª. Elaine Leandro Machado
Secretária Administrativa
Ana Yara Cruz
Tiago Moura
Horário de funcionamento
7h30 às 12h e 13h às 16h30
Câmara Departamental
Profª. Alzira de Oliveira Jorge
Profª. Elaine Leandro Machado
Docentes na categoria professor titular: Efetivo e suplente
Carla Jorge e Geraldo Cunha
Docentes na categoria não titular: Efetivos e suplentes
Carlos Eduardo Menezes e Lidyane Camelo
Flávia Bulegon e Elis Mina
Luiz Sérgio e Helian Nunes
Carolina Gomes e Luana Giatti
Marcelo Pellizzaro e Lorenza Nogueira
Graziella Lage e Andréa Silveira
Veneza Berenice e Hugo André da Rocha
Representação discente
Raquel Amaral e Ana Flávia Conegundes
Maria Pinholi e Sara Corgosinho
Núcleos:
Observatório de Saúde Urbana – OSUBH
Núcleo de Saúde e Paz
Núcleo Saúde e Trabalho
Germinal – Grupo de Pesquisa em Doenças Crônicas e Ocupacionais
Grupo de Pesquisa em Epidemiologia (GPE)
Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação em Saúde (GPEAS)
Extensão
Projeto Manuelzão
Avenida Professor Alfredo Balena, 190 – sala 803 – Belo Horizonte – MG – Brasil
Telefones: (31) 3409 9812 e 9804
dmps@medicina.ufmg.br
dmps.ufmg@gmail.com