Mudança catastrófica é tema de seminário de Psicanálise

02 de fevereiro de 2012

O Curso de Aperfeiçoamento em Psicanálise Vincular – Dialética dá início aos seminários de 2012 nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, das 19h às 22h, na sala 829 da Faculdade de Medicina da UFMG, com o tema “Mudança Catastrófica”, segundo conceito do psicanalista britânico Wilfred Bion.

A apresentação será feita pelo médico Deocleciano Bendocchi Alves e pela psicóloga Júlia Bendocchi Alves, ambos da Sociedade Brasileira de Psiquiatria de São Paulo. “A noção de catástrofe foi sendo gradualmente elaborada por Bion até tornar-se um conceito complexo que se refere tanto aos acontecimentos que subvertem a ordem psíquica quanto às transformações do próprio trabalho psicanalítico”, explica o médico.

A participação é gratuita para professores, residentes e alunos da área de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG e membros da Academia Mineira de Medicina. A taxa é de 30 reais para a comunidade externa e de 15 reais para estudantes das demais instituições.

Os seminários são uma realização do Ambulatório Especial de Acolhimento e Tratamento de Famílias Incestuosas do Hospital das Clínicas da UFMG (Amefi), em parceria com o Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual da USP (Cearas).

Informações e inscrições: www.amefibh.com/