Mudanças no estilo de vida melhoram em 55% a saúde cognitiva
Estudo com participação da UFMG é capa da The Lancet de agosto.
04 de agosto de 2026 - estilo de vida, Idosos, LatAm-FINGERS, Prevenção à demência, Saúde cognitiva, The Lancet
O estudo LatAm-FINGERS, primeiro ensaio clínico multicêntrico randomizado realizado na América Latina para avaliar estratégias de prevenção do declínio cognitivo, demonstrou que mudanças no estilo de vida podem melhorar significativamente a saúde cognitiva de idosos com risco de desenvolver demência.
Desenvolvida em 11 países latino-americanos, entre eles o Brasil, a pesquisa mostrou que participantes submetidos a uma intervenção baseada em atividade física, alimentação saudável, treinamento cognitivo, socialização e controle clínico e cardiovascular apresentaram melhora 55% superior na cognição global em comparação àqueles que receberam apenas orientações gerais de saúde.
Os resultados foram apresentados durante a Alzheimer’s Association International Conference (AAIC) 2026, em Londres, principal evento científico mundial sobre Alzheimer e outras demências, e publicados simultaneamente na revista The Lancet, uma das mais prestigiadas publicações científicas da área.
Além da melhora na cognição global, os participantes submetidos à intervenção estruturada apresentaram avanços em funções cognitivas essenciais, como memória, atenção e funções executivas, após dois anos de acompanhamento.
O estudo reuniu 1.065 participantes, com idades entre 60 e 77 anos, distribuídos em centros de pesquisa da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. Ao final dos dois anos de intervenção, 82,3% dos voluntários concluíram o acompanhamento.
No Brasil, estima-se que 2,46 milhões de pessoas com mais de 60 anos vivam com demência, número que poderá triplicar até 2050. O cenário é agravado pelo subdiagnóstico: cerca de 80% das pessoas que convivem com a doença ainda não possuem diagnóstico formal. O envelhecimento populacional e a elevada prevalência de fatores de risco, como hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias sem controle adequado, tornam a prevenção ainda mais relevante.
Segundo o professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Paulo Caramelli, pesquisador principal do LatAm-FINGERS em Belo Horizonte e membro do comitê diretivo do estudo, a pesquisa evidencia o potencial das estratégias preventivas na realidade latino-americana. “Na América Latina, partimos de uma realidade diferente de outros países: temos mais fatores de risco, menos controlados e menor acesso a programas de promoção da saúde. Isso faz com que a janela de oportunidade para a prevenção seja enorme, e é exatamente o que o estudo demonstrou”, destaca.
Estima-se que até 54% dos casos de demência na América Latina estejam associados a fatores de risco modificáveis, como obesidade, inatividade física, hipertensão arterial e tabagismo, percentual superior à média mundial, estimada em 45%. Nesse contexto, o LatAm-FINGERS fornece evidências científicas produzidas na própria região sobre os benefícios de intervenções combinadas voltadas à promoção da saúde cerebral.
A intervenção foi adaptada às características culturais de cada país participante. O programa incluiu exercícios aeróbicos, de força e equilíbrio, orientação nutricional baseada na dieta MIND adaptada com alimentos locais, treinamento cognitivo por plataforma digital, acompanhamento clínico com monitoramento de pressão arterial, glicemia e perfil lipídico, além de atividades de socialização desenvolvidas ao longo de todo o estudo.
Embora a fase de intervenção tenha sido concluída após dois anos, os participantes continuarão sendo acompanhados por mais quatro anos, sem a intervenção estruturada da equipe interdisciplinar. O objetivo é verificar se as mudanças nos hábitos de vida e os benefícios cognitivos observados durante o programa serão mantidos a longo prazo.
Sobre a LatAm-FINGERS
O LatAm-FINGERS integra a rede internacional FINGERS, liderada pela Alzheimer’s Association, e é o primeiro ensaio clínico multicêntrico da América Latina voltado à prevenção do declínio cognitivo por meio de uma abordagem multidomínio. A iniciativa reúne centros de referência em Geriatria, Neurologia e Neurociências de 11 países e produz evidências científicas para subsidiar estratégias de prevenção de uma das doenças que mais impactam o envelhecimento da população.
Com Ramiro Zuccolo (MINERBA CC/LatAm-FINGERS)

