Mulheres na ciência: conheça pesquisadoras que promovem o desenvolvimento científico


13 de fevereiro de 2019



Física e química polonesa, Marie Curie (1867-1934) ficou conhecida por suas contribuições sobre radioatividade numa época em que as oportunidades para as mulheres na ciência eram ainda mais desiguais. Nos dias atuais, a história da cientista continua a encorajar outras mulheres a buscarem a carreira científica. Com isso, muitos outros nomes femininos na ciência são lembrados atualmente.

Por isso, na semana do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, a Faculdade de Medicina da UFMG destaca a trajetória das professoras e cientistas perfiladas no “Projeto Pesquisadores”. A homenagem se estende a todas as professas e pesquisadoras da universidade e de outras instituições, que inspiram outras gerações a buscarem o mundo das ciências.

Ada Ávila Assunção

Foto: Carol Morena

Saúde e Trabalho é a linha por qual a professora titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Ada Ávila Assunção, traça sua trajetória. Ela é doutora em ergonomia na França, com pós-doutorado em saúde pública, coordenadora do Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho  (Nest) da UFMG e editora-chefe da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. Suas pesquisas, nos últimos anos, trouxeram resultados sobre as condições de trabalho e saúde dos professores da Educação Básica, dos profissionais de saúde, dos operadores do transporte coletivo urbano, entre outros.

Leia mais

Ana Cristina Côrtes Gama

Foto: Carol Morena

Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Ana Cristina Côrtes Gama foi a primeira fonoaudióloga a entrar para o corpo docente da Instituição. A visão diferenciada da especialidade a fez acompanhar de perto o desenvolvimento do curso de Fonoaudiologia e, especialmente, a criação do curso de pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade, o qual já coordenou, e mais a criação do Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da UFMG, onde coordena um Ambulatório de Voz.

Leia mais

Ana Cristina Simões e Silva

Foto: Carol Morena

Referência na área de nefrologia pediátrica, a  professora Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Ana Cristina Simões e Silva, já publicou mais de 200 artigos, orientou quase 40 trabalhos de Pós-Graduação, incluindo teses e dissertações, e é líder do Grupo de Pesquisa Nefrologia Pediátrica junto ao CNPq.

Estar à frente de pesquisas de referência na área é consequência do seu desejo de mudar perspectivas de pacientes tão importantes. “Escolhi a pediatria porque quando se faz algo, os efeitos são grandes. Você atua com o futuro. Assim, tem-se a obrigação de mudar a história natural das doenças. Quando muda, o impacto é enorme”, destaca Ana Cristina.

Leia mais

Maria Isabel Toulson Davisson Correia

Foto: Carol Morena

Nutróloga, professora titular, aposentada e convidada pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria Isabel tem doutorado pela USP e pós-doutorado pela University of Pittsburgh Medical Center, além de outras honrarias distribuídas entre suas qualificações pessoais e profissionais.

Sobre a escolha de Medicina, ela justifica que sempre quis ajudar as pessoas, com o sonho contínuo de mudar o mundo e fazê-lo um lugar melhor. E assim fez.  “Eu brinco que fiz história no Brasil”, comenta Maria Isabel, autora de uma tese que alertou sobre a prevalência da desnutrição nos pacientes internados em hospitais brasileiros, a qual serviu como base e foi citada pelo Ministério de Saúde ao estabelecer portarias sobre terapia nutricional nos hospitais.

Leia mais

Stela Maris Aguiar

Foto: Carol Morena

A professora da Faculdade de Medicina é especialista em audiologia e ativação de processos de mudança, atua como membro de corpos editoriais, como da Audiology – Communication Research, além de ser revisora de periódicos da especialidade. A bagagem de experiências e pesquisas na área rendeu à especialista o prêmio Destaque pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Leia mais

Teresa Cristina de Abreu Ferrari

Foto: Carol Morena

Desde criança, a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Teresa Ferrari, sonhava em ser cientista. Entre as brincadeiras, estavam experimentos feitos no quintal da casa dos pais, na cidade de Ponte Nova. Na época da escola, gostava de estudar o conteúdo antes das aulas, já que não aceitava receber o conhecimento pronto. O sonho de ser cientista começou a se tornar realidade em 1976, quando foi aprovada no vestibular na UFMG. Depois da graduação, veio a residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas, mestrado e doutorado. A paixão pelo saber foi o grande motor da trajetória profissional.

Leia mais

Zilma Silveira Nogueira Reis

Foto: Carol Morena

Professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG, Zilma Silveira Nogueira Reis, é destaque na sua atuação como médica e pesquisadora. O reconhecimento vem do fato de incorporar o saber das ciências exatas, área em que começou a traçar seu percurso. “Foi trazendo toda essa bagagem da matemática e engenharia que consegui achar um lugar específico, em que fosse possível aliar os grandes problemas da saúde, nos quais a ciência precisa contribuir, com soluções que envolvem outras áreas além da medicina, como a informática e a matemática. Talvez esse seja o meu diferencial”, conta.

Leia mais

Projeto Pesquisadores

Com o objetivo de valorizar a produção científica da Faculdade de Medicina da UFMG, o “Projeto Pesquisadores” traz a cada mês, por meio de áudio e texto, a história de vida e o percurso na ciência de um pesquisador reconhecido pelos seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior e, com participação nos programas de pós-graduação da Faculdade.