Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, confira dicas e mitos sobre amamentação
Maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves é referência regional e estimula o vínculo entre mãe e filho
02 de agosto de 2019

A Maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) preparou uma série de dicas e curiosidade sobre o leite materno para a Semana Mundial o Aleitamento Materno. A Semana, que ocorre de 1º a 7 de agosto, foi criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA). Neste ano, o tema será “Capacite os Pais e permita a amamentação, agora e no futuro”.
São várias as funções do leite materno para a criança e é por isso que a amamentação é tão importante. Recomenda-se ela seja feita até os dois anos de idade. Vale salientar ainda que o bebê deve receber apenas leite materno nos primeiros seis meses de vida, não necessitando de outro tipo de alimento, nem mesmo água.
Maternidade
Atualmente com 54 leitos Materno Infantil, sendo 16 de Cuidado Progressivo Neonatal, a Maternidade do HRTN atende gestantes de risco alto e habitual tendo, em 2018, realizado 2970 partos. Somente no primeiro semestre deste ano, outros 1555 foram realizados. Do total de patos, 78% foram normais e assistidos por enfermeira obstetra, número que dá ao Hospital a menor taxa de cesárea de Belo Horizonte, 22%.
As gestantes são assistidas em um ambiente que favorece a fisiologia do parto, com atendimento acolhedor e respeitoso, aplicando intervenções apenas quando necessárias.
Confira as dicas e curiosidades sobre a amamentação e o leite materno:
1 – Você sabia que amamentar pode evitar diarreia infantil?
Crianças não amamentadas têm um risco três vezes maior de desidratarem e de morrerem por diarreia quando comparadas com as amamentadas.
2 – Você sabia que amamentar pode evitar infecção respiratória?
Estudos apontam que a chance de uma criança não amamentada internar por pneumonia nos primeiros três meses foi 61 vezes maior do que em crianças amamentadas.
3 – Você sabia que amamentar podediminuir o risco de alergias?
A exposição a pequenas doses de leite de vaca nos primeiros dias de vida parece aumentar o risco de alergia a esse alimento. Por isso é, importante evitar o uso desnecessário alimentos alternativos que não sejam a amamentação.
4 – Você sabia que amamentar podesurtir um efeito positivo na inteligência da criança?
Há evidências de que o aleitamento materno contribui para um melhor desenvolvimento cognitivo.
5 – Você sabia que amamentar podeproteger mulheres contra o câncer de mama?
Estima-se que o risco de contrair a doença diminua 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação.
Essas e outras dicas e mitos podem ser consultados na arte acima.
(Redação: Hospital Risoleta Neves)