NAPEM retoma diretrizes de prevenção e promoção de saúde

Lançamento do NAPEM 13h consolida espaço permanente para comunidade debater questões de saúde mental.

06 de abril de 2023 - ,

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (NAPEM) passou por uma reformulação nos últimos meses, visando o foco na prevenção, promoção de saúde e adequação ao novo currículo médico e às normativas sobre saúde mental em instituições de ensino. Nesse contexto, novas iniciativas estão ganhando espaço, como o NAPEM 13h e o NAPEM Itinerante.

O NAPEM 13h será um espaço semanal com pauta livre para a comunidade dialogar sobre saúde mental. A iniciativa disponibilizará, durante todo o ano, local com profissional capacitado para conduzir as reuniões. O objetivo é de prevenção e cuidado com questões emocionais, ajudando a superar tanto vulnerabilidades existentes quanto as encontradas durante as trajetórias na instituição.

Serão realizados encontros semanais todas às sextas-feiras, às 13h, na sala de reuniões do Núcleo. “Nossa ideia foi baseada em uma iniciativa exitosa da década de 1980, chamada Projeto Padrinho. Não é possível realizarmos consultas psiquiátricas ou psicológicas dentro da Faculdade, mas podemos receber alunos, servidores e professores, criando espaços seguros onde possam ser levadas questões e serem acolhidos”, explica o psicólogo do NAPEM e coordenador geral do programa de Tutoria, Gilmar Fidelis.

Quando identificado casos individuais e que demandam maiores cuidados, a equipe pode orientar e encaminhar a situação para serviços especializados.

O evento de inauguração do NAPEM 13h será realizado nesta sexta, 14 de abril, às 13h, excepcionalmente na sala Aurélio Pires (sala 44, térreo).

Outra iniciativa com início imediato é o NAPEM Itinerante, que levará os profissionais do Núcleo para discutir a saúde mental dos alunos durante as reuniões departamentais. A previsão é que as participações sejam quinzenais. A primeira será na reunião do Departamento de Anatomia e Imagem (IMA).

A participação neste tipo de reunião vai ao encontro do objetivo original do Núcleo, que é de assessoramento da Faculdade.

NAPEM

O NAPEM existe desde 2004 e foi criado como um órgão de assessoramento da diretoria para questões de ordem pedagógica e psicossocial que afetam individual ou coletivamente os estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG.

Atualmente, o NAPEM “ancora” a disciplina de Tutoria, que é obrigatória no segundo período do curso de Medicina e no primeiro de Tecnologia em Radiologia. A abordagem da disciplina visa a formação de grupos para acolhimento e apoio em questões acadêmicas e psicossociais de toda ordem.

Com a reforma curricular, que diminuiu a carga horária mínima integralizada do curso de Medicina, a Tutoria vai passar de 30h para 15h. A mudança libera horas/aula dos professores tutores para oferta da disciplina como optativa em outros momentos da trajetória dos alunos. O objetivo é que seja possível um acompanhamento psicopedagógico ao longo de todo curso.

O Núcleo promove, ainda, atividades como o MedCine. O evento promove a saúde por meio de sessões comentadas de filmes que abordam temáticas diversas. A iniciativa é feita com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB).

Para Gilmar, as mudanças no Núcleo realinham o trabalho de saúde mental na Faculdade com foco no futuro. “No médio e longo prazo colheremos frutos dessas iniciativas”, finaliza.