Nescon e Fiocruz lançam novo curso online sobre vacinação da Covid-19
Atualização para profissionais conta com cinco módulos.
04 de março de 2021 - Covid-19, Curso, Fiocruz, nescon, Vacinação
Para atualizar e capacitar, técnica e operacionalmente, as equipes profissionais envolvidas na cadeia de vacinação da covid-19, bem como outros profissionais de saúde, da comunicação e demais interessados no tema, o Campus Virtual Fiocruz – em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/Faculdade de Medicina da UFMG) e com o apoio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da saúde (PNI) – lança o curso Vacinação: protocolos e procedimentos técnicos.
O curso é composto de 5 módulos e 19 aulas, distribuídos em uma carga horária de 50h. A formação é online, gratuita, autoinstrucional (não conta com tutoria) e pode ser cursada conforme a necessidade do participante. Além das aulas, o participante tem acesso à bibliografia utilizada no curso, materiais complementares e a um conjunto de perguntas e respostas frequentes (FAQ). Vale ressalta que para obter o certificado, o aluno deve fazer cumprir a carga horária do curso e atingir 70% de pontuação na avaliação final.
Entre outras questões, ao final da formação, espera-se que o participante seja capaz de contextualizar a importância das vacinas; conheça a cadeia de desenvolvimento, produção e distribuição e seus conceitos básicos; entenda as necessidades específicas de cadeia de frio para transporte, armazenamento e conservação; tenha conhecimento das especificidades da organização e dos procedimentos da sala de vacinação para Covid-19; e ainda possa orientar a implantação de uma sala de vacina para Covid-19 no contexto dos povos indígenas, população privada de liberdade, residentes em Instituições de Longa Permanência e população de rua.
Para o diretor e professor titular do Nescon, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/FM/UFMG), e analista em C&T da Fiocruz, Francisco Campos, com essa iniciativa, a Fundação, por meio do seu Campus Virtual e em parceria com instituições do porte da UFMG, cumpre, em mais uma frente, seu compromisso com a saúde e com a vida. Segundo ele, o fruto de todo o esforço é uma formação moderna, atraente, de navegação fácil e atualizada pelas normas do Ministério da Saúde, que apoiou a sua execução.
“O curso é resultado de um hercúleo trabalho para certificar mais de 100 mil profissionais de saúde que atuam nas quase 40 mil salas de vacina de todo o país, e para onde acorrem, ansiosamente, nossos concidadãos. Dessa forma, alia à produção de vacinas, ao desenvolvimento de testes e às pesquisas clínicas e de saúde pública uma contribuição educacional que poderá ser relevante para esses milhares de profissionais que estão com a “mão na massa”, assegurou Campos.
“Nosso curso oferece um conteúdo extremamente relevante e atual, com recursos educacionais que promovem maior interação com os alunos, como infográficos, animações em 3D, podcasts, vídeos, entre outros”, adiantou a coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel. Ela revelou ainda que o processo de desenvolvimento da formação representou um desafio enorme: “Queríamos compartilhar conhecimento o mais rápido possível para os profissionais e a população, mas as vacinas ainda estavam em testes, algumas na fase 3, e tínhamos que garantir a informação segura, comprovada e em constante validação”.
A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Carissa Etienne, segue reiterando, em diferentes debates com representantes e líderes mundiais, que o acesso às vacinas nas Américas seja uma “prioridade global”. Recentemente, ela destacou que a região foi mais atingida pela pandemia do que qualquer outra e milhões continuam vulneráveis à infecção e à morte. “O poder de salvar vidas das vacinas não deve ser um privilégio de poucos, mas um direito de todos – especialmente dos países em maior risco como os das Américas, que continua sendo o epicentro da pandemia. Estamos no início de uma das maiores campanhas de imunização de nossa vida – um esforço ambicioso que exige que os profissionais de saúde e outros setores trabalhem juntos”, declarou ela.
Conheça os assuntos abordados e a estrutura do curso
O objetivo do curso é atualizar e capacitar, técnica e operacionalmente, as equipes profissionais de saúde envolvidas na cadeia de vacinação para Covid-19 no atual contexto da pandemia. Ao final do curso, espera-se que o aluno seja capaz de conhecer os aspectos gerais da Covid-19 no Brasil e no mundo; os aspectos e particularidades da vacina – composição; organização e distribuição; conservação e armazenamento; sistemas de registros; informações sobre segurança; além de conhecer os protocolos específicos de vacinação.
Módulo 1 – Introdução às vacinas: conceitos, desafios e desenvolvimento
- Aula 1 – Introdução às Vacinas e Vacinação: conceitos, importância e histórico
- Aula 2 – Os desafios da vacinação
- Aula 3 – Cobertura vacinal: panorama, desafios e estratégias
- Aula 4 – Desenvolvimento e Produção de vacinas
Módulo 2- Vacinas Covid‑19: produção, transporte, conservação e armazenamento
- Aula 1 – Vacinas Covid‑19
- Aula 2 – Conservação, armazenamento e transporte
- Aula 3 – Resíduos dos serviços de saúde
- Aula 4 – Evidências científicas das vacinas Covid‑19: resultados dos estudos clínicos – eficácia, segurança
Módulo 3 – Sala de Vacina Covid‑19: organização e procedimentos
- Aula 1 – Planejamento e organização do processo de vacinação
- Aula 2 – Monitoramento e controle do processo de conservação da vacina
- Aula 3 – Procedimentos para vacinação
Módulo 4 – Sala de Vacina Covid‑19: organização e procedimentos para populações vulnerabilizadas
- Aula 1 – Vacinação no contexto da população indígena
- Aula 2 – Vacinação no contexto da população de rua
- Aula 3 – Vacinação no contexto da população privada de liberdade
- Aula 4 – Vacinação no contexto dos residentes em Instituições de Longa Permanência
- Aula 5 – Vacinação no contexto das populações ribeirinhas
Módulo 5 – Vacinas e vigilância
- Aula 1 – Fundamentos da Farmacovigilância
- Aula 2 – Farmacovigilância de vacinas
- Aula 3 – Vigilância de Eventos Adversos pós-vacinação – vacinas Covid‑19