Nescon realiza primeira oferta do curso de Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar

18 de dezembro de 2018

A partir de 2 de janeiro, profissionais de saúde podem se inscrever no curso de aperfeiçoamento “Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar”, desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon). Gratuito e a distância, o curso ficará disponível por um ano, até 2 de janeiro de 2020, na plataforma do Nescon.

O objetivo é qualificar os profissionais com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) para que possam definir, acompanhar e executar planos de cuidado paliativo à pessoa em atenção domiciliar. “Os cuidados paliativos são o foco de toda a atenção em saúde, permitindo que o paciente, mesmo em situações de gravidade, tenha a possibilidade do cuidado no conforto do próprio lar”, comenta a coordenadora de Atenção Domiciliar do Nescon, professora Maria Auxiliadora Christofaro.

O curso, com 180 horas, reúne no currículo quatro módulos, tendo como eixos: bases do cuidado paliativo, situações de elegibilidade para o cuidado paliativo, avaliação da pessoa em cuidado paliativo e a especificidade do cuidado paliativo para o adulto, a criança e o adolescente. A oferta será por meio da plataforma virtual Phila, que possibilita ao aluno realizar as atividades e ter acesso à biblioteca online.

O prazo para conclusão das atividades é até 2 de fevereiro de 2020, com emissão de certificado ao final das aulas. Profissionais da área da saúde sem ensino superior poderão participar do curso, porém não receberão certificação da UFMG.

Atenção domiciliar

“Cuidados Paliativos em Atenção Domiciliar” é aprovado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), sendo um dos cursos que viabiliza metas e propósitos do Programa Multicêntrico em Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar (PMQAD), do Ministério da Saúde.

O primeiro curso de Atenção Domiciliar à distância foi lançado pela UNA-SUS em 2013, juntamente ao PMQAD, com objetivo de apoiar a qualificação dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD). O programa faz parte de uma ação em educação permanente, de abrangência nacional, direcionada à atenção domiciliar para profissionais e gestores de saúde.

Período de Matrícula:2/01/2019 a 02/01/2020

Data limite para conclusão do Curso: 2/02/2020

Modalidade:conteúdo e todas as atividades do curso, inclusive itens de avaliação, estão disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem.

Carga horária total: 180 horas distribuídas em 4 (quatro) módulos.

Mais informações: site Nescon