Nescon recebe inscrições para 14 cursos autoinstrucionais
03 de setembro de 2019 - cursos, nescon, Oportunidade, SUS
O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) recebe matrículas para cursos de atualização e aperfeiçoamento. Entre os temas abordados, encontram-se a malária na atenção básica, o atendimento domiciliar e as tecnologias assistivas às pessoas com deficiência. As inscrições podem ser feitas até 20 de novembro de 2019.
Os cursos são destinados a profissionais da área de saúde e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscam atualização profissional no âmbito da saúde coletiva. A carga horária varia entre 45 e 60 horas, seguindo a metodologia online autoinstrucional, isto é, sem a mediação de tutores ou professores.
Conheça os cursos:
Cuidado à Pessoa com Multimorbidade e Polimedicamentos
O curso visa qualificar médicos que atuam na Rede de Atenção Básica à Saúde, sobretudo em áreas remotas e/ou periféricas, para a identificação, avaliação e organização de serviço de saúde para o atendimento e cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicação.
Curso de Aperfeiçoamento: Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar
Destinado à qualificação de profissionais de saúde da atenção básica para realizar procedimentos e cuidados à pessoa em domicílio.
Malária na Atenção Básica à Saúde
Visa a promoção da atualização profissional médica para os atuantes na Atenção Básica à Saúde em regiões endêmicas e não endêmicas para malária no Brasil.
Para elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência
O curso apresenta as principais correntes teórico-metodológicas que embasam a abordagem da violência em geral, e, em especial, da violência contra a mulher, com o objetivo de ampliar a atuação dos profissionais de saúde básica no cuidado à mulher em situação de violência.
Monitoramento e Avaliação de Serviço de Atenção Domiciliar
Destinado à introdução de fundamentos de monitoramento e avaliação como instrumentos para tomada de decisão no processo de gestão de Serviço de Atenção Domiciliar.
Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde
Busca capacitar profissionais para ampliar a capacidade de resolução clínico-oftalmológica na Atenção Básica à Saúde.
Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e visão
O curso promove atualização profissional para médicos da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (RAR-SUS) sobre tecnologias assistivas, no âmbito da habilitação e reabilitação de pessoas cegas ou com baixa visão.
Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora
Atualiza profissionais da RAR-SUS sobre tecnologias assistivas para a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência na habilidade física e autonomia motora e com utilização das órteses, próteses e meios auxiliares.
Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direito das pessoas com deficiência e audição
Destina-se à atualização de médicos atuantes na RAR-SUS sobre tecnologias assistivas, mais especificamente para a habilitação e reabilitação de pessoas surdas ou com comprometimentos auditivos em diferentes graus.
Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direito das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação
Objetiva a atualização de profissionais da RAR-SUS sobre tecnologias assistivas destinadas à habilitação e reabilitação de pessoas com capacidades comunicativas limitadas ou comprometidas.
Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde
Apresenta as principais medidas de vigilância e controle de agravos infectocontagiosos prevalentes no Brasil. Além disso, orienta sobre seu manejo clínico no contexto da Atenção Básica à Saúde.
Oxigenoterapia e ventilação mecânica em atenção domiciliar
Promove a atualização de profissionais da saúde acerca de procedimentos e cuidados à pessoa em oxigenoterapia ou ventilação mecânica, no âmbito da Atenção Domiciliar.
Princípios para o cuidado domiciliar por profissionais de nível superior
Apresenta atualização a profissionais de saúde de nível superior quanto à princípios e práticas de determinados procedimentos de cuidado no contexto da Atenção Domiciliar.
Atenção domiciliar na rede básica de saúde
Promove a qualificação de equipes da Atenção Básica à Saúde para a organização e realização de atendimento à pessoa em domicílio, em conformidade com princípios e diretrizes do Serviço de Atenção Domiciliar da RAR-SUS.
Para conhecer todos os cursos ofertados pelo Nescon, clique aqui.