Acesso interno

Nescon recebe visita do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde


22 de junho de 2022 - , ,


Foto: Nescon/Faculdade de Medicina da UFMG.

Nesta quarta-feira, 22 de junho, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG recebeu delegação do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) para reunião no âmbito de pesquisa sobre Hesitação Vacinal, realizada sob a parceria entre a UFMG e o Conselho.

A delegação do Conasems  foi composta por Kandice Falcão, Rosângela Treichel, Alessandro Chagas e Flávio Álvares. Estiveram no encontro a diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Alamanda Kfoury; o diretor do Nescon, professor Francisco Campos; além de pesquisadores do Núcleo envolvidos na pesquisa.

Além da discussão dos dados da pesquisa, foi discutida a sequência de uma cooperação para a pesquisa sobre Cobertura e Hesitação Vacinal nos Municípios, avaliada pelo Nescon como essencial para que se entenda a diminuição da cobertura vacinal no Brasil, antes um líder internacional após a implementação do Programa Nacional de Imunizações. 

Fatores como lacunas de profissionais, indisponibilidade de imunobiológicos e surgimento do fenômeno negacionista foram examinados na pesquisa. O Nescon prevê uma continuidade deste trabalho, com a desagregação dos dados para o nível regional e municipal de forma a que os gestores possam velar pela manutenção das coberturas vacinais. 

Nescon

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) é um órgão complementar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, fundado em 1983. Sua finalidade é contribuir para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, sobretudo por meio da qualificação de trabalhadores da rede; desenvolvimento de pesquisa aplicada; bem como prestação de serviços de assessoria e consultoria a instituições diversas.