Curso a distância: Promoção da Saúde dos Trabalhadores do SUS 

Estão abertas as inscrições para a segunda oferta do curso online “Promoção da saúde dos trabalhadores do SUS”. O conteúdo é voltado para trabalhadores e gestores dos serviços de saúde e estudantes da área. As inscrições vão até o dia 31 de julho.

Público alvo

Trabalhadores e gestores dos serviços de saúde e estudantes na área da saúde.

Período do curso: 06 de agosto a 30 de setembro de 2020.

Carga Horária: 45 horas. 

Data de inscrição: até 31 de julho de 2020. 

Será cobrada taxa de R$ 20,00 na inscrição.

CLIQUE AQUI para acessar formulário de inscrição.

Promoção:

Departamento de Medicina Preventiva e Social. Núcleo de Estudos Saúde Trabalho. Faculdade de Medicina da UFMG. Centro de Informática em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG 

Participação:

Departamento de Fonoaudiologia. Faculdade de Medicina da UFMG. 

Parcerias:

Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS em Minas Gerais e das Mesas dos municípios de Betim, Vespasiano, Contagem, Ibirité, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, e da Mesa Setorial da FHEMIG. SINDIBEL – Sindicato dos Servidores Municipais de Saúde de Belo Horizonte. SINDSAUDE – Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde do Estado de Minas Gerais .

Apresentação:

A formação dos trabalhadores da saúde é um desafio para os sistemas e serviços no atual contexto epidemiológico. A formação para agir em prol da implantação do Protocolo n. 008/2011 da MNNP-SUS é uma necessidade apresentada em debates compartilhados entre as Mesas Municipais e Mesa Estadual do SUS de Minas Gerias. Entidades representativas dos trabalhadores, os departamentos de gestão do trabalho e educação em saúde e as secretarias municipais de saúde requer refinamento das propostas pedagógicas, quando o tema diz respeito à saúde dos profissionais dos serviços. Por sua vez, o desenvolvimento de programas de aprendizagem, conforme pleiteia a Política Nacional de Educação Permanente do SUS, confere papel destacado à modalidade à distância com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. 

Contexto social:

Vulnerabilidades dos trabalhadores da saúde os participantes para intervir na realidade atual, em que a exposição ocupacional nos serviços de saúde é um dos desafios no enfrentamento da pandemia COVID-19. 

Estrutura didático-pedagógica:

Este curso autoinstrucional utiliza tecnologias da informação e comunicação, de maneira a garantir a flexibilidade no desenvolvimento das atividades pelo cursista. A inserção dos cursistas no ensino a distância sem interromper as atividades profissionais favorece os elos trabalho-educação. Essa vantagem propicia reflexões sobre as práticas de negociação que visam a melhoria dos ambientes laborais. 

Todas as atividades de aprendizagem deste curso on-line, de caráter autoinstrucional, são desenvolvidas pelo cursista sem a participação de um professor ou tutor. 

Objetivo geral:

Oferecer meios para o participante se apropriar de conhecimentos e lições aprendidas em processos de transformação das condições de trabalho nos serviços de saúde. 

Objetivos específicos:

Condições para o ingresso

O conteúdo e todas as atividades do curso, inclusive a avaliação, estão disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem. Esses materiais podem ser acessados em computadores, laptops, tablets e smartphones, por meio de qualquer navegador. 

No ato de inscrição o candidato deverá apresentar: 

  1. Declarar (de próprio punho) disponibilidade de no mínimo 2 horas por semana para se dedicar às atividades do curso. Declarar nesse mesmo documento se participa de mesas de negociação, sindicatos ou associações de classe.
  2. Cópia do documento de identidade com foto e número do CPF.
  3. Cópia do comprovante de endereço.
  4. Cópia do documento comprovando vínculo de emprego em um serviço de saúde do SUS (próprio ou conveniado) ou da matrícula em um curso de graduação na área da saúde
  5. Comprovante pagamento da inscrição.

Financiamento

Programa de Pesquisa para o SUS. CNPq/FAPEMIG/SES. 

Estrutura Curricular

Módulo 1 

Apresentação do curso. Conceitos sobre o trabalho e a saúde dos trabalhadores. Aprendizado em torno de problemas. Reflexão sobre a prática nos serviços de saúde. 

Módulo 2 

Relações entre condições de trabalho e metas de acesso universal, paradigma do cuidado, reformas sanitárias, expansão da tecnologia de diagnóstico e de tratamento. Modificações das relações entre o trabalhador da saúde e o usuário dos serviços. Novos desafios para a atividade dos trabalhadores da Saúde. 

Módulo 3

Situação de saúde dos trabalhadores da saúde: transtornos psicológicos, queixas musculoesqueléticas, dermatites, acidentes, vacinação incompleta, desconhecimento sobre os efeitos das substâncias químicas e radiações, medo de agressões físicas e psicológicas. Modelo para o plano de ação. 

Módulo 4 

Agir sobre o indivíduo ou sobre o contexto? Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS). O Papel das mesas municipais. Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS. 

Marco regulatório das condições de trabalho no Brasil. Trabalho final do curso. 

Forma de avaliação do cursista

Percurso cumprido nos quatro módulos. Aprovação (ao menos 70 pontos) do trabalho final, de que é objeto o módulo 4.

Os certificados para os cursistas regularmente inscritos que cumpriram todas as lições e obtiveram ao menos conceito C (70 a 79 pontos) na atividade avaliativa do módulo 4 serão emitidos pelo Centro de Extensão da FMUFMG (CENEX) e enviados por e-mail.

CLIQUE AQUI para acessar formulário de inscrição.

Página Inicial

Voltar