Núcleo da Faculdade participa de encontro internacional sobre saúde e trabalho

O Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho da Faculdade de Medicina da UFMG (Nest), representado pela a professora do Departamento de Fonoaudiologia, Adriane Mesquita de Medeiros, esteve presente no “Encuentro de la Red Experta en Encuestas sobre Condiciones de Trabajo, Empleo y Salud (Red ECoTES)”, que aconteceu no final de junho em Montevidéu-Uruguai. O encontro reuniu pesquisadores de diversos países da América Latina e Caribe, com o objetivo de alinhar a metodologia de estudo sobre as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores.

A professora conta que o evento teve o intuito de comparar levantamentos de dados realizados em diversos países. “Alguns países já iniciaram a análise e apresentaram seus resultados. Peru e Porto Rico, por exemplo, apresentaram e compararam as condições de trabalho e saúde em relação ao vínculo empregatício”, relata. Outra questão abordada, de acordo com Adriane, foi a adaptação dos questionários utilizados nos inquéritos sobre as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores. Um exemplo foi uma pesquisadora do Peru que apresentou uma adaptação cultural para ser utilizada futuramente.

“Os resultados e propostas foram discutidos pelo grupo de pesquisadores para dar continuidade ao levantamento de dados nos países”, aponta a professora. Ela ainda comenta que a discussão do evento vai ser usada de subsídio para alinhar o trabalho do Nest, já que as atividades do Núcleo incluem identificar e monitorar as condições de saúde do trabalhador.

Além dela, também fazem parte do Red ECoTES o pesquisador do Nest, Eduardo de Paula Lima, e a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Ada Ávila Assunção.

Página Inicial

Voltar