Confira professores da Faculdade homenageados por seus pares


18 de outubro de 2019 - , , , ,


Duas das profissões mais admiradas, a de professor e a de médico, fazem da Faculdade de Medicina da UFMG uma Instituição de referência. Tanto que a as entidades médicas tem premiado, ao longo dos anos, médicos que são professores da Unidade. Neste ano, o reconhecimento foi para o professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB) da Faculdade de Medicina da UFMG, Fernando Reis. Nessa quinta-feira, 17 de outubro, ele foi homenageado como Personalidade Médica do Ano (concedido pela Associação Médica, Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos), na categoria atividade científica. Para ele, a honraria é um incentivo. “Se até hoje pude formar novos cientistas é que ainda tem muita coisa pela frente”, celebrou.  

Assim como o professor, muitos foram os profissionais da Faculdade de Medicina homenageados por diferentes instituições, órgãos e personalidades. No Dia do Médico – comemorado nesta sexta-feira, 18 de outubro -, e para marcar a semana do Dia do Professor, reunimos aqui todos aqueles que fizeram ou fazem parte da história da Faculdade e que já receberam esse mesmo prêmio, na categoria científica.

Através deles, estendemos a nossa homenagem a todos os profissionais da Instituição, que contribuem diariamente para avanços na medicina e no ensino do país. Confira a seguir:

Personalidades

2019 –  Fernando Reis

Foto: Carol Morena

O professor é coordenador do Ambulatório de Endocrinologia Ginecológica e coordenador médico do Setor de Reprodução Humana. Entre os vários trabalhos de destaque, está a pesquisa desenvolvida durante seu pós-doutorado na Itália, sobre o hormônio capaz de liberar prolactina. “Após ver a publicação da descoberta do hormônio, pensei que poderia ter regulação e atuação no útero. Em poucos meses saímos da minha ideia até a citação no principal livro da área. Havia sim receptor do hormônio em camadas do útero”, conta.

2018 – Jorge Andrade Pinto

Foto: Carol Morena

Jorge Andrade Pinto é professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade com orientação em mais de 50 trabalhos. Ele tem mais de 120 artigos publicados. Além disso, é chefe do Serviço de Imunologia do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, consultor da Organização Mundial da Saúde, desde 2004, e membro de diversos comitês nacionais e internacionais sobre Aids em crianças, adolescentes e gestantes. Para ele, a homenagem foi um reconhecimento de todos os professores e pesquisadores da Faculdade. “Estou levando o nome da Instituição”, disse em entrevista ao Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina (CCS) em 2018.

2017 –  Marcos Borato Viana

Foto: Carol Morena.

O professor Emérito da UFMG e aposentado no Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, Marcos Borato Viana, tem o pioneirismo destacado em sua trajetória. Além de ser o primeiro hematologista pediátrico do Brasil, é autor da primeira dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Saúde da Criança e Adolescente da Faculdade. O ineditismo também é sua marca na pesquisa, voltada, principalmente, para a doença falciforme (DF). Além disso, Borato participou da área administrativa como vice-reitor da UFMG e diretor da Faculdade. Para ele, a “ formação de recursos humanos, seja na graduação, na residência ou na pós-graduação é um aspecto indiscutivelmente relevante”. O professor foi um dos apresentados no Projeto Pesquisadores, onde é possível saber mais sobre sua trajetória.

2016 – Maria da Consolação Vieira Moreira

Professora da Faculdade de Medicina desde 1985 e atualmente Titular do Departamento de Clínica Médica. Também é líder do Grupo de Pesquisas em Cardiopatias (CNPq). Maria da Consolação é fundadora e Coordenadora do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco do Hospital das Clínicas da UFMG e membro da Câmara Técnica Nacional de Transplantes de Coração, Sistema Nacional de Transplantes ( SNT), Ministério da Saúde. A professora pesquisa biomarcadores prognósticos na insuficiência cardíaca, transplante cardíaco e cardiomiopatias. É fundadora e Coordenadora do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco do Hospital das Clinicas da UFMG.

2014 –  Helenice Gobbi

Foto: Carol Morena.

Helenice é professora Titular do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal (APM). Atuou no serviço de mastologia no Hospital das Clínicas da UFMG e montou o serviço de patologia mamária no APM com a concepção de um laboratório. Criou uma área de pesquisa e, quando voltou do pós-doutorado nos EUA, montou um serviço de consultoria na área.  Ao longo da carreira, orientou mais de 30 mestrados, 19 doutorados e mais de 40 bolsistas de iniciação científica, além de orientação de monitores. Publicou 134 trabalhos com mais de 50% em revista indexada internacional e acumula mais de 300 participações em congressos.

Helenice também foi a única latino-americana a participar de um comitê da Organização Mundial De Saúde (OMS) para a classificação de tumores de mama. Além do ensino e pesquisa, foi coordenadora do serviço de necropsia por duas vezes, chefe de departamento, coordenadora da residência medica e da pós-graduação e em conjunto a um professor do ICB coolidera o Patologia mamaria Humana e Animal Experimental, grupo de pesquisa do CNPq.

2013 – Marcos Carvalho de Vasconcelos

Professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina há mais de três décadas. Atualmente, é colaborador da Sociedade Mineira e Brasileira de Pediatria, onde tem exercido diversas funções em cursos e treinamentos. Com experiência em Ciências da Saúde e Saúde da Criança e do Adolescente, Vasconcelos atua como pesquisador nacional e internacional.

2011 – Manoel Otávio da Costa Rocha

Foto: Carol Morena.

O professor Titular da Faculdade de Medicina da UFMG, Manoel Otávio da Costa Rocha, permanece vinculado à Instituição desde 1973, onde se tornou referência em doenças negligenciada. Ele orientou, aproximadamente, 100 especializações entre mestrado, doutorado e pós-doutorado. É o coordenador do grupo mais produtivo do mundo em relação à cardiomiopatia chagásica. Em entrevista ao CCS ele conta que vê o trabalho como fonte de prazer e de juventude, já que mantém uma curiosidade e encantamento pelo que faz. O professor foi um dos perfilados do Projeto Pesquisadores.

2010 – Sérgio Danilo Pena

Foto: Felipe Zig

O professor e médico geneticista Sérgio Danilo Pena é chefe do Laboratório de Genômica da Faculdade de Medicina da UFMG e referência internacional em medicina genética. Ele é fundador do Gene – o primeiro núcleo completo de genética médica da América Latina. Atualmente, é professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia e Diretor do Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tem experiência em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade genômica e evolução humana, formação e estrutura da população brasileira, estrutura populacional do Trypanosoma cruzi, desenvolvimento de testes baseados na PCR para diagnóstico de doenças humanas e aplicação da Genômica de Nova Geração em Medicina Clínica.

2008 – Aroldo Fernandes Camargos

Professor Emérito da UFMG e Titular aposentado do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG,  Aroldo dedicou 33 anos à carreira universitária. Na graduação, ministrou todas as disciplinas do Departamento e deu nome à turma 131, formada em 2012. Coordenou o curso de pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia da UFMG e fundou o Laboratório de Reprodução Humana. Foi representante em órgãos colegiados e comissões, assessor da CAPES e do CNPq.

O professor publicou mais de uma centena de artigos em periódicos, 57 capítulos de livros e 171 resumos publicados em anais de congressos. É autor de três livros didáticos em Ginecologia e Obstetrícia. Hoje, o Laboratório de Reprodução Humana leva o seu nome, e é o único centro em Minas Gerais que oferece tratamentos de Reprodução Humana Assistida para pacientes do Sistema Único de Saúde.

2007 – Dirceu Greco

Professor há quase 40 anos na Faculdade, Dirceu Greco recebeu o título de Emérito da UFMG pela sua trajetória de destaque dentro e fora da Instituição. É referência em bioética e imunologia, especialmente HIV/Aids, estando envolvido em inúmeras pesquisas pioneiras nos assuntos tanto na Universidade quanto no país. Além de médico, professor, pesquisador e “resistente”, Dirceu ocupou e ocupa cargos representativos em diversas entidades nacionais e internacionais na sua área de atuação. Hoje, ele dá destaque ao papel de presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (2017-2019) e sua atividade como membro do Comitê Internacional de Bioética do Unesco-Paris (2018-2021). O docente, foi apresentado no  Projeto Pesquisadores, onde conta sua trajetória.  

2006 – Luiz Gonzaga Vaz Coelho

Professor do Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Atua na área de gastroenterologia, principalmente nos com  Helicobacter pylori, ulcera péptica, câncer gástrico, afecções esôfago-gástricas e testes respiratórios com carbono-13 em gastroenterologia.

2003 – Mário Lopez

Mário López desempenhou importante papel no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e no Hospital das Clínicas da UFMG. Ele foi fundador do Centro de Tratamento Intensivo do Hospital das Clínicas e instituiu protocolos de pesquisa em diversos assuntos dessa área. Também distinguiu-se no ensino de graduação, com ênfase no raciocínio clínico, na formação de professores e pesquisadores, no âmbito da pós-graduação e na editoração de importantes compêndios, como os de Tratamento Intensivo e Semiologia Médica.

2000 – José Renan da. C Melo

José Renan é especialista em cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo. Ele dedicou, como docente, mais de quatro décadas à Faculdade e teve participação em diversas áreas da Universidade. Dentre elas, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia e coordenador do Grupo IV – Fígado, Vias Biliares, Pâncreas e Baço – Instituto Alfa de Gastroenterolologia, do Hospital das Clínicas da UFMG. O professor também foi honrado com o Prêmio Fundep, em 2009, representante da área Medicina III da Capes, de 1998 a 2004, e membro, em diversas oportunidades, dos comitês de Avaliação da Fapemig e do CNPq.

Em entrevista concedida ao CCS quando foi nomeado professor Titular, ele comenta que se realizou como profissional da Faculdade de Medicina.

“Acho que pretensiosamente posso dizer que me doei à Universidade. Mas tenho certeza que quando alguém se doa, recebe mais do que doa. Eu não era nada e me realizei. Senti orgulho e prazer em servir. Sempre gostei do que fiz e ainda recebi recompensa por isso”, disse.

 1996 –  Oto Guimarães Mourão

Professor aposentado do Departamento de Propedêutica da Faculdade de Medicina da UFMG e antigo diretor do laboratório central da mesma instituição. O docente se destacou por possibilitar o acesso ao teste do pezinho a todos os municípios de Minas Gerais. Também foi responsável pela pesquisa que permitiu a identificação do protozoário trypanozoma no sangue periférico, possibilitando o diagnóstico da doença de Chagas.

1995 – Caio Benjamim Dias

Professor Emérito da UFMG, foi um dos fundadores da Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte, da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Associação Brasileira das Escolas Médicas, da Federação Panamericana de Associações de Escolas Médicas e da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Foi sócio fundador do Conselho Superior da Associação Médica de Minas Gerais. Também tornou-se membro do College of Physicians.