No mês da mulher, MedCine apresenta filme sobre a luta pelo voto feminino
21 de março de 2019

A luta das mulheres pelo direito ao voto no início do século XX é um marco da emancipação feminina e, como forma de homenagem, o MedCine deste mês apresenta a história do movimento com o filme “As Sufragistas”. O longa, dirigido por Sarah Gravon, será exibido no dia 27 de março, quinta-feira, às 18h15, na sala Amílcar Vianna, no térreo da Faculdade de Medicina da UFMG. A sessão é gratuita e aberta ao público.
A vice-diretora da Faculdade, Alamanda Kfoury, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, é a convidada dessa edição para comentar o drama que narra a adesão de Maud Watt, interpretada por Carey Mulligan, ao movimento sufragista, e as consequências desse ato na vida da personagem.
Na história, a operária passa a integrar o grupo de mulheres, em um dos momentos mais decisivos da luta pelo voto no Reino Unido, já que, ao perceber que as manifestações pacíficas não estavam gerando os efeitos esperados, as militantes decidem mudar a tática e, assim, praticar atos de desobediência.
MedCine
As sessões do MedCine são realizadas mensalmente, gratuitas e abertas ao público interessado. O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG.