Nota de falecimento: Ennio Leão


04 de setembro de 2023


Foto: Arquivo/Faculdade de Medicina da UFMG.

O Departamento de Pediatria (PED) da Faculdade de Medicina da UFMG comunica, com pesar, o falecimento do professor emérito, Ennio Leão, aos 92 anos. 

O velório e spultamento acontecerão no dia 5 de setembro, no Cemitério Parque da Colina das 8h30 às 10h30, na sala Memorial 2.

Trajetória

“Foi a pediatria que entrou na minha vida”, contou o professor para o site da Faculdade em 2018. Seu desejo era ser clínico. Formado na UFMG em 1955, o professor iniciou a carreira trabalhando com gastroenterologia e dermatologia, antes da residência em pediatria (1956) e doutorado (1979). Depois disso, continuou trabalhando com crianças. Se aposentou da UFMG em 1988.

Para o PED, ele representa uma figura especial na pediatria mineira e nacional e deixa um grande legado como pessoa, professor e exemplo de médico sábio e simples. 

O professor foi o primeiro a receber a Medalha Cícero Ferreira, que homenageia profissionais da Faculdade de Medicina que se destacam pela dedicação e contribuição à Unidade. Também recebeu a Grande Medalha da Inconfidência em 2010.

Em sua trajetória, teve participação ativa na clínica pediátrica, com destaque para a hidratação venosa em resposta à perda de líquido causada, principalmente, pela diarreia aguda, além de ter participado da divulgação da terapia de reidratação oral em Minas Gerais. 

Defendeu um diagnóstico diferenciado para a icterícia neonatal e foi estudioso das doenças nutricionais, especialmente da desnutrição, do raquitismo e do escorbuto. Mostrou a possibilidade do tratamento ambulatorial da desnutrição, numa época em que o diagnóstico da doença implicava no tratamento hospitalar.