Nota de falecimento: Francisco de Assis Acurcio
01 de setembro de 2025

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública comunica com pesar o falecimento do colega Professor Francisco de Assis Acúrcio, aos 68 anos, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 29 de agosto de 2025, em Belo Horizonte. O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFMG (PPGSP-UFMG) manifesta sua profunda solidariedade à família, amigos e colegas.
Professor Titular Aposentado do Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia e do PPGSP-UFMG, Chico Acúrcio, como era conhecido, graduou-se em Medicina (1981) e titulou-se como Especialista em Medicina Social /Sanitarista (1984) pela Residência em Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Sua dissertação de mestrado, defendida em 1995, foi a primeira concluída no PPGSP- UFMG — marco fundador que impulsionou a construção e a consolidação do Programa. Ao longo de duas décadas como orientador permanente do PPGSP-UFMG, formou gerações de profissionais de excelência, profundamente comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS). No âmbito do PPGSP-UFMG, Chico Acúrcio também contribuiu decisivamente para o fortalecimento das linhas de pesquisa Avaliação em Saúde e Serviços de Saúde e Economia da Saúde e Gestão de Sistemas de Saúde, além de participar da construção e consolidação de dois importantes grupos de pesquisa: o Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde (GPES) e o Grupo de Pesquisa em Epidemiologia e Avaliação em Saúde (GPEAS).
Foi pioneiro no desenvolvimento de estudos em farmacoepidemiologia, farmacoeconomia e avaliação de serviços de saúde, produzindo evidências robustas sobre uso de medicamentos, adesão a tratamentos e judicialização da saúde. Sua obra foi decisiva para o fortalecimento do SUS, qualificando políticas públicas e a gestão em saúde. Pesquisador nível 1A do CNPq, foi um dos fundadores do Programa de Pós- Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica (PPGMAF), reforçando a interface entre pesquisa, formação e políticas públicas. Em sua história acadêmica sempre buscou sintonizar-se com as referências internacionais de pesquisa importantes para o desenvolvimento científico do campo da saúde coletiva. Consolidou-se como referência na ponte entre produção científica e gestão do SUS, traduzindo conhecimento em subsídios para políticas e decisões. Mesmo após aposentar-se, manteve atuação ativa como voz qualificada em temas estratégicos do sistema de saúde. Sua obra foi decisiva para o fortalecimento do SUS, qualificando políticas públicas, práticas assistenciais e a gestão em saúde.
Chico Acúrcio, uma personalidade extremamente gentil, divertida e sempre pronto a compartilhar esforços na pesquisa e na formação acadêmica em saúde pública, deixa um legado de produção intelectual altamente relevante para a avaliação e formulação de políticas públicas, sempre referenciada em sua postura militante em defesa do direito universal à saúde e da democracia no Brasil.
Que a energia, a solidariedade e a incansável tenacidade do nosso querido colega Professor Chico Acúrcio permaneçam entre nós, nos fortalecendo diante de novos desafios.
