Casu apóia programa de rádio do Campus Saúde


06 de maio de 2008


A partir deste mês o Saúde com Ciência, programa jornalístico radiofônico produzido pelas Assessorias de Comunicação das unidades do Campus Saúde da UFMG, passa a contar com um importante aliado.

É que em maio passou a vigorar um acordo de apoio cultural firmado pela Faculdade de Medicina com a Casu, Caixa de Assistência à Saúde da Universidade. A entidade vai contribuir com R$26,4 mil para financiar, até maio de 2009, parte dos custos de produção do programa educativo, que tem edições diárias de dois minutos.

Na opinião do diretor da Faculdade de Medicina, professor Francisco Pena, o apoio da Casu é um reconhecimento da importância do trabalho de divulgação científica. “Gera grande satisfação para nós contar com parceiros que entendem que a função da Universidade é o ensino em seus diversos níveis, a pesquisa, mas também a extensão, fazendo educação para a saúde”, ressalta.

O médico Cid Veloso, consultor para assuntos de qualidade da Caixa de Assistência e professor aposentado da Faculdade Medicina, analisa a iniciativa como positiva, “uma vez que leva o saber da UFMG para a população, inclusive para os associados da Casu, visando sobretudo a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida”, afirma.

O programa

Sob o slogan “A informação a serviço da qualidade de vida”, o Saúde com Ciência é um programa voltado para o público leigo. Com cerca de dois minutos de duração, é veiculado na Rádio UFMG Educativa -104,5 FM em três horários, de segunda a domingo: 5h, 8h, 18h03. Durante toda a semana um tema é amplamente analisado e tratado pelos especialistas da UFMG, sempre de forma simples, direta e educativa, com o objetivo de contribuir para o melhor bem-estar do ouvinte.

Para facilitar essa comunicação, a cada dia variam abordagem e formato. Na segunda-feira, o assunto é tratado na forma de reportagem. Na terça e na quinta, os ouvintes têm suas perguntas respondidas por profissionais de saúde altamente capacitados. Na quarta, o foco é em estudo desenvolvido ou atendimento feito na UFMG. E a sexta-feira é dia de promoção da saúde – dicas para viver melhor relacionadas ao tema da semana. No sábado e domingo, no mesmo horário, as reportagens de segunda e quarta-feira são reprisadas.

Outras rádios

O Saúde com Ciência estreou em 16 de março e, desde então já tratou de temas tais como . Além da Rádio UFMG Educativa, o programa também poderá ser veiculado por outras rádios, gratuitamente, por meio de convênio.

Participe

Envie perguntas e sugestões para o e-mail saude.com.ciencia@ufmg.br ou ligue para (31) 3409 9651. Você também pode ouvir o programa da semana e todos os outros já veiculados no site da Rádio UFMG Educativa.

Fale com o Saúde Com Ciência: (31) 3409 9651 ou saude.com.ciencia@ufmg.br.

Leia mais
Programa de rádio abre maio com saúde no trabalho – 24 de abril de 2008
Saúde com Ciência vai tratar de doenças respiratórias – 18 de abril de 2008
Programa de rádio fala sobre dengue em três horários – 10 de abril de 2008
Campus Saúde da UFMG lança programa de rádio educativo – 13 de março de 2008

Redação: Marcus Vinicius dos Santos – Jornalista