Telessaúde planeja os próximos passos

24 de março de 2009

A coordenação do Programa de Telessaúde se reuniu hoje, na Faculdade de Medicina, para discutir e apresentar os resultados já alcançados com o projeto. A partir da análise dos dados e números já mensurados até o início deste ano foi realizada discussão para direcionar as próximas ações do programa.

Durante todo o dia, a reunião de trabalho teve como objetivo traduzir em dados estatísticos quantitativos e qualitativos, quais os resultados alcançados com o Telessaúde até o momento.

O professor Cláudio de Souza, coordenador do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, afirmou que o projeto é importantíssimo para o ensino porque mudou práticas antigas, e está trazendo a tecnologia para o corpo docente e discente.

“Hoje, estamos desenvolvendo cinco cursos a distância, alguns bem sofisticados, e tudo isso será acessível aos alunos. Acredito que o benefício para o ensino é grande”, esclareceu o professor Cláudio.

Expectativas

As expectativas em relação ao programa são de muito crescimento. O professor Cláudio explicou ainda o projeto pretende integrar todas as áreas de saúde: enfermagem, odontologia, farmácia, fonoaudiologia, psicologia e outras áreas. “Todo mundo que mexe com gente deve participar do projeto. Não há diferença se você adoece do corpo ou da alma, você está doente e precisa de socorro”.

Mesa de abertura da reunião
Secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira, Elidéia Lima, representando a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, professor Francisco Penna, diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Marília Alves, diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Andréa Maria Vargas, vice-diretora da Faculdade de Odontologia da UFMG, professora Ana Stella Haddad, coordenadora do Projeto Nacional de Telessaúde, professora Tânia Mara Lima, diretora do Hospital das Clínicas e o professor Cláudio de Souza, coordenador do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG.

Leia a entrevista com a professora Ana Stella Haddad, diretora de gestão da educação na saúde e coordenadora do Projeto Nacional de Telessaúde.

Mais informações: Núcleo de Tessaúde (Nutel) – (31) 3409 9636.

Redação: Maíra Lobato – Jornalista