Nescon inaugura casa nova


13 de dezembro de 2007


O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) inaugurou suas novas instalações no sétimo andar da Faculdade de Medicina da UFMG, Campus Saúde.

Mais de cem pessoas participaram da solenidade, que contou com a presença do diretor da Faculdade, Francisco José Penna, do vice-diretor professor Tarcizo Afonso Nunes, do diretor do Nupad, José Nélio Januário, da chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Maria da Conceição Juste Werneck, além de vários professores, funcionários, estudantes da Faculdade, coordenadores de projetos e parceiros do Nescon, entre outros convidados.zirlene.JPG

As obras integram o projeto de modernização e de melhor aproveitamento dos espaços da Faculdade de Medicina, desenvolvido pelo Departamento de Planejamento Físico de Obras (DPFO).

Um processo

chico-campos.JPGO Centro de Extensão da Medicina foi o primeiro a receber instalações mais modernas, quando foi transferido para o 1º andar em maio deste ano. Com a mudança do setor vizinho, o Nescon foi autorizado a incorporar a área, ampliando sua capacidade instalada. Além disso, resolveu também investir em tecnologia.

O Núcleo agora conta com sala de reuniões com capacidade para mais de 30 pessoas e sistema personalizado de audiovisual, com tecnologia wireless, som stereo, auto-falantes e amplificadores. No local também foi instalada uma divisória retrátil com isolamento acústico e sistema unidirecional, que possibilita a realização de duas reuniões simultâneas no mesmo espaço.

Realizando desejos

O diretor da Medicina, Francisco Penna, elogiou a qualidade e modernidade das instalações. Na avaliação do vice-coordenador do Nescon, professor Edison José Corrêa, a ação vai ao encontro de mais uma expectativa antiga que é realizada. “Uma maneira de melhorar nosso trabalho e de expandir ainda mais nossas parcerias, inclusive interdepertamentais.”, comemora Edison Corrêa, destacando ainda a expectativa de seu setor se tornar órgão complementar da Faculdade de Medicina.

Na mesma solenidade foi inaugurada a galeria de retratos dos homenageados: Antônio Cândido de Melo Carvalho, Maria de Lourdes Chaves e Sérgio Arouca, pintados pelo artista plástico José Maria Ribeiro.

Para o professor Francisco Eduardo de Campos, coordenador licenciado do Núcleo, os homenageados foram três personalidades fundamentais para a existência do Nescon.

“Se não fosse Sérgio Arouca, pensando o SUS, como seria possível a academia colaborar com os serviços? E sem o Antônio Cândido, ajudando a institucionalizar este Núcleo de Saúde Coletiva, na UFMG, em 1986? O afeto e a solidez transmitidos pela Lourdinha fazia essa costura. Sem isso, o Nescon não existiria”, define Francisco Campos, que classifica essas pessoas como “os três pilares que ajudaram a consolidar este Núcleo”.

 

Redação: Zirlene Lemos – Jornalista
(31) 3409-9673 – nescon@medicina.ufmg.br