Nova diretoria toma posse no Hospital Risoleta Neves

15 de abril de 2024 - , , , ,

Foto: HRTN.

Hoje, 15 de abril, Alzira de Oliveira Jorge deixou a Diretoria-Geral do Hospital Risoleta Neves, após quase seis anos, para se dedicar à docência e aos projetos na Faculdade de Medicina da UFMG. O cargo de Diretor-Geral foi assumido por Pedro Guatimosim Vidigal, que até então coordenava a Assistência Laboratorial do Risoleta.

Ele dará continuidade aos projetos estratégicos vigentes, ao lado das diretoras Andréia Torres (Administrativa) e Mônica Costa (Técnico-Assistencial) e de toda a atual equipe.

Pedro é doutor em Medicina Tropical, mestre em Bioquímica, graduado em Medicina com residência em Patologia Clínica. Na UFMG é professor titular, orientador do Programa de Pós-Graduação em Patologia e Inovação Tecnológica, pesquisador e coordenador do Laboratorium – Núcleo de Pesquisa, Educação e Assessoria em Gestão Laboratorial. Liderou a Inova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e foi Diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade.

Foi Diretor de Desenvolvimento Institucional da Fundep e CEO do hub de inovação BiotechTown. Coordenou o Laboratório Clínico do Hospital Biocor e foi Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Labtest Diagnóstica SA.

A transmissão do cargo aconteceu em evento no Auditório do Hospital com a presença de gestores da UFMG, da Fundep e do Risoleta.

“Sem o Risoleta não seríamos a Universidade que somos, não formaríamos tantas pessoas da saúde sem este importante campo de prática. Este Hospital é um projeto coletivo e vamos juntos trabalhar em prol de uma educação e de uma saúde de qualidade, fazendo jus a esta Instituição que é 100% SUS. Fica aqui o meu agradecimento às equipes que fazem dele uma referência. Sabemos da luta e dos desafios diários, das sobrecargas, e temos atuado nisso. A gestão da Alzira coincidiu com a minha atuação como Reitora, enfrentamos o período mais desafiante juntas que foi a pandemia da Covid-19. E Alzira conseguiu comandar com muita ética, qualidade e atenção às demandas do Hospital e da população. Também viveu anos de extremo desafio financeiro. Cumprimento aqui o Professor Pedro por ter aceito o convite para assumir esta Instituição. Somos professores e também somos gestores, temos compromisso com o bem público. Desejo sucesso a ele e a todos do Hospital, todos que atuam aqui têm um papel imprescindível.”
Professora Sandra Regina Goulart Almeida, Reitora da UFMG

“Depositamos aqui nossa confiança no Professor Pedro, assim como depositamos quando ele assumiu a gestão do Laboratório de Patologia do Risoleta. Pedro tem muitos anos de Universidade, atuando em ensino, pesquisa e extensão, e nosso desejo é que ele dê continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito aqui, reforçando as articulações entre a UFMG e a Fundep. É sempre bom lembrar que o Risoleta é um importante campo de prática dos alunos das áreas de saúde da Universidade: de forma direta ou indireta eles passam por aqui. Desejo à Professora Alzira sorte nos projetos nesta nova etapa, que eles sejam sempre voltados para engrandecer a UFMG. E ao Professor Pedro desejo uma gestão com sabedoria, cheia de força e coragem para enfrentar o que virá pela frente.”
Professora Alamanda Kfoury Pereira, Diretora da Faculdade de Medicina da UFMG

Da esquerda para a direita: Alamanda Kfoury, Diretora da Faculdade de Medicina da UFMG; Alzira Jorge, que deixou hoje a Diretoria-Geral do Hospital; Sandra Goulart, Reitora da UFMG; Pedro Vidigal, novo Diretor-Geral do Risoleta e Jaime Ramirez, Presidente da Fundep. Foto: HRTN.

Comunicação do HRTN