Nova gestão da Prograd compartilha proposta de trabalho com a comunidade

Estão agendados encontros em todos os campi da UFMG. O campus Saúde recebe a visita no dia 17 de maio.

11 de maio de 2022 - , ,

Bruno Teixeira e Maria Flores (em pé) reuniram servidores da Prograd na Estação Ecológica. Foto: Carol Carvalho

A partir da próxima semana, os novos gestores da Prograd, Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor, e Maria José Flores, pró-reitora adjunta, terão sete encontros com os coordenadores e subcoordenadores de colegiados de cursos de graduação e presidentes de Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). O convite é estendido a chefes de departamento e diretores de unidades acadêmicas. Nas reuniões, eles vão apresentar e discutir a proposta inicial de plano de trabalho para a gestão da Prograd no quadriênio 2022-2026. Os dirigentes levarão a proposta também à Câmara de Graduação e a representantes dos estudantes.

Os sete encontros terão lugar no campus Saúde, na Faculdade de Direito, na Escola de Arquitetura, no campus Pampulha (três reuniões, uma para cada área do conhecimento – Ciências da Vida, Humanidades e Ciências da Natureza) e no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. “Organizamos as reuniões de modo a visitar todos os campi da UFMG, tanto para vivenciar suas especificidades, como para que, em cada encontro, seja possível uma interlocução mais efetiva com a comunidade”, explica o pró-reitor.

A proposta inicial foi compartilhada com os servidores da Prograd na sexta, 6 de maio, durante encontro na Estação Ecológica da UFMG. Na oportunidade, foram apresentados o organograma da Pró-reitoria, os novos diretores, a forma de acompanhamento dos setores e os desafios esperados. O foco principal foi a metodologia de construção desse novo plano de trabalho, que se baseou, até o momento, na escuta de todos os setores da Prograd e nas linhas de ação da carta à comunidade da chapa UFMG Plural.

Durante o encontro com os servidores, foram plantadas quatro mudas na Estação Ecológica da UFMG: de jequitibá, jatobá, ipê roxo e branco. “O plantio é um símbolo da construção coletiva que nos aguarda neste quadriênio, cujas ações estão estruturadas de acordo com quatro eixos: inovação no ensino de graduação, profissionalização no ensino, permanência e construção de aprendizagens socialmente relevantes e autoavaliação e planejamento estratégico”, explica Bruno Teixeira.

A ideia, segundo os gestores, é que a construção do plano seja feita em conjunto com os diversos setores relacionados diretamente à graduação da UFMG. “Queremos fazer uma gestão coletiva, colegiada e compartilhada do ensino nos diferentes níveis”, afirma Maria Flores.

Os próximos passos serão encontros com a Câmara de Graduação, no dia 12 de maio, com a representação estudantil, no dia 20, e as sete reuniões nos campi, agendadas para o período de 17 de maio a 7 de junho (sempre nas terças e quartas, das 14h às 15h30). Este é o cronograma das visitas aos campi:

• 17 de maio – Campus Saúde (sala 432 – Anfiteatro da Escola de Enfermagem): cursos sediados na Faculdade de Medicina e na Escola de Enfermagem
  • 18 de maio – Campus Pampulha (Auditório da Reitoria): cursos sediados na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), na Escola de Veterinária, na Faculdade de Odontologia, na Faculdade de Farmácia e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
  • 24 de maio – Faculdade de Direito (Sala da Congregação): cursos sediados na Faculdade de Direito
  • 25 de maio – Campus Pampulha (Auditório 1007 da Faculdade de Letras) – cursos sediados na Escola de Belas Artes (EBA), na Escola de Ciência da Informação (ECI), na Escola de Música, na Faculdade de Educação (FaE), na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e na Faculdade de Letras (Fale)
  • 31 de maio – Campus Montes Claros (Auditório do Instituto de Ciências Agrárias, ICA, bloco C): cursos sediados no ICA
  • 1º de junho – Campus Pampulha (Auditório da Reitoria): cursos sediados na Escola de Engenharia, no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Instituto de Geociências (IGC)
  • 7 de junho – Escola de Arquitetura (Sala da Congregação): cursos sediados na Escola de Arquitetura

Assessoria de Comunicação da Prograd.

* Atualizado em 13 de maio.