Novidades favorecem inclusão na revalidação de diplomas


24 de março de 2011


O edital com as regras para revalidação de diplomas de graduação emitidos por instituições estrangeiras traz um conjunto de novidades. O objetivo é favorecer a inclusão social, dando oportunidade para que mais pessoas participem do processo.

A mudança de maior destaque diz respeito à quantidade de pedidos de revalidação que serão analisados. Até o ano passado, havia sempre um limite estipulado. Em 2009, por exemplo, somente seriam considerados os primeiros 100 inscritos para o curso de Medicina. No edital desse ano, pela primeira vez, não haverá limite de inscrições.

A informatização do processo também contribui para a inclusão. De forma inédita, a inscrição ocorrerá exclusivamente pela internet e somente precisará comparecer à UFMG quem for convocado para realizar provas. É possível ainda acompanhar o andamento do processo pelo portal da Prograd.

Diferentemente de alguns editais passados da UFMG e do que é praticado por algumas universidades, também não há restrição regional. Ou seja, a requisição da revalidação do diploma pode ser realizada por residentes de qualquer parte do Brasil.

Documentação
O edital desse ano reduz drasticamente a quantidade de documentos que necessitam de tradução juramentada. Essa medida evitará gastos extras para os inscritos. Além disso, os documentos emitidos em língua espanhola não precisarão de nenhuma tradução. “Essa mudança terá grande impacto, pois cerca de 90% dos pedidos de revalidação de diplomas em Medicina são de graduados em países da América Latina e do Caribe”, conta André Cabral, pró-reitor adjunto de graduação.

Inscrição
As inscrições devem ser realizadas entre as 12h do dia 5 de abril e as 17h do dia 5 de maio pelo portal da Prograd. A taxa de inscrição é de R$1.060,80 para o curso de Medicina e de R$636,48 para os demais. Outra medida inédita deste edital é a possibilidade de obter, mediante análise socioeconômica, isenção parcial ou total do valor. Para tanto, é preciso registrar o pedido no portal da Fundação Mendes Pimentel (Fump) até 30 de março.

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Acesse aqui o edital.