Novo site Sisu UFMG está no ar

Conteúdo sobre o processo seletivo que dá acesso a 6,3 mil vagas na graduação ganhou novo design e acessibilidade.

14 de fevereiro de 2023 - , ,

A primeira página do novo site Sisu UFMG, com texto e ilustração do personagem Ya-Ku
Página do novo site Sisu UFMG, com texto e ilustração do personagem Ya-Ku. Captura de tela| Cedecom/UFMG

É tempo de focar nos estudos, prestar vestibulares, fazer a inscrição no Sisu (de 16 a 24 de fevereiro) para a escolha de uma carreira universitária. Tempo da grande virada para muitos estudantes, que não apenas deixarão o ensino médio, como também ingressarão na fase adulta de suas vidas. Isso significa assumir mais responsabilidades, com atenção a prazos, leitura de leis e editais, para não perder as oportunidades. Com o objetivo de ajudar os jovens estudantes nessa fase, a Universidade acaba de lançar o novo site do Sisu UFMG, com as informações oficiais sobre o sistema de seleção unificada do governo federal, organizadas de forma mais hierarquizada, acessível e até mesmo lúdica.

“Uma das maiores motivações para a reestruturação do site é atender à própria demanda dos candidatos e ajudá-los a não perder os prazos para concorrer a uma das 6.309 vagas, distribuídas em 91 cursos da graduação ofertados pela UFMG”, afirma a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) Mara Inês Correia. O órgão que dirige é responsável pelo gerenciamento do Sisu na UFMG nas etapas seguintes à publicação da classificação dos candidatos pelo Ministério da Educação (prevista para 28 de fevereiro) até a efetivação do registro acadêmico e matrícula.

Fácil e rápido

O Sisu transcorre em etapas, e estar atento aos prazos de cada uma delas é fundamental. Nas edições anteriores, a DRCA chegou a registrar cerca de três mil ligações telefônicas e cinco mil e-mails diários de estudantes solicitando informações sobre os processos de entrada na UFMG. “O novo projeto, realizado em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom), visa facilitar o acesso dos estudantes às informações de forma mais rápida. Mesmo mantendo a formalidade necessária, procuramos desenvolver uma ferramenta visualmente mais leve e mais atraente para esse público, que está mais familiarizado com o ambiente digital”, acrescenta a diretora.

Por isso, na nova estrutura, informa a jornalista Isabella Lisboa, responsável pela produção do conteúdo, as informações foram hierarquizadas, com destaque para as mais relevantes, de acordo com a ordem cronológica. A informação mais urgente aparece em grande destaque, com cores contrastantes, no topo da página. E as demais, distribuídas em textos curtos, em duas colunas: à esquerda, informações sobre as etapas referentes ao semestre vigente, e à direita, informações mais perenes sobre o processo seletivo.

Leia a matéria completa no site da UFMG.

Teresa Sanches – Centro de Comunicação da UFMG