Novos alunos de Radiologia são recebidos com aplausos na noite de recepção de calouros


27 de fevereiro de 2019


Evento foi realizado nessa terça-feira, 26 de fevereiro, na Faculdade de Medicina da UFMG

Foto: Carol Morena

O curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG completa dez anos em 2020. Mas, mesmo antes de ser criado, o estudante Adilson Rodrigues de Souza, de 17 anos, já sonhava em atuar nessa área. “Desde criança, quando ouvia a sirene das ambulâncias, me imaginava trabalhando na radiologia de emergência”, comenta o estudante, que não hesitou em mudar de cidade quando soube de sua aprovação no vestibular. “Sou de Piumhi, oeste de Minas, e tem poucos dias que cheguei em Belo Horizonte. É tudo novo para mim, mas é a realização de um sonho”, diz.

Já para a caloura Letícia de Miranda, de 24 anos, a descoberta da profissão só veio mais tarde, após passar pela graduação em Letras. “Iniciei o curso de Letras, mas não me identifiquei muito. Mas, quando uma amiga me contou sobre a Tecnologia em Radiologia, fiquei bastante interessada, principalmente por ser uma área com diversas possibilidades de atuação”, conta. O principal desafio, de acordo com ela, será conciliar a rotina de estudos, trabalho e como mãe. “Atualmente trabalho como telemarketing e vou ter que me adaptar à nova rotina. Mas acredito que será possível, porque quando gosto de algo, vou atrás e me dedico muito”, afirma.

Quem também já pensa em estratégias para organizar os estudos, é o calouro Luan Carlos Silva, de 20 anos. Ele conta que, além da Tecnologia em Radiologia, pretende cursar Medicina no futuro. “Quero aproveitar ao máximo essa graduação para depois somar ao curso de Medicina. Por isso, já estou pesquisando as disciplinas que vou fazer nos próximos semestres”, ressalta.

Da esquerda para a direita: Adilson Rodrigues, Letícia Miranda e Luan Silva. Foto: Carol Morena


As trajetórias e objetivos dos alunos que chegam na Faculdade de Medicina são diversas. Todas elas foram saudadas com aplausos na noite de recepção de calouros na Faculdade de Medicina da UFMG, realizada nessa terça-feira, 26 de fevereiro. O gesto foi uma sugestão da vice-diretora da Faculdade, professora Alamanda Kfoury, que deu boas-vindas aos novos alunos e os parabenizou pela conquista.

“O curso de Tecnologia em Radiologia é o nosso filho mais novo. Então, em nome do professor Humberto José Alves, diretor da Faculdade, que foi um dos criadores do curso e durante muitos anos deu aulas para essa graduação, dou boas-vindas e parabéns pela vitória de terem entrado na universidade, que tem com marca a excelência na educação, na formação profissional, compromisso social e responsabilidade ética e humanista dos alunos”, frisou.

Mesa de abertura foi composta pela coordenadora do Colegiado,
Luciene das Graças Mota, vice-diretora, Alamanda
Kfoury e o chefe do IMA, Paulo Márcio. Foto: Carol Morena.

Para o professor e chefe do Departamento de Anatomia e Imagem (IMA) da Faculdade de Medicina, Paulo Márcio Campos de Oliveira, esse curso também tem como diferencial a equipe multiprofissional de docentes. “No departamento, temos cientistas da computação, tecnólogos em radiologia, farmacêuticos, médicos, físicos… o que traz um ar de multidisciplinaridade que só tem a enriquecer o curso. São várias expertises se unindo para trazer o melhor de cada área”, avaliou o professor durante sua fala na recepção de calouros.

O professor também arriscou um conselho: “num instantinho passa a Faculdade e, depois, vem a saudade. Então, sugiro aproveitarem ao máximo esse momento”. Para que os estudantes possam aproveitar as oportunidades desde o início, o integrante do Diretório Acadêmico do curso, Pedro Augusto, apresentou as estruturas e instâncias da universidade. “Esse momento é muito importante para eles, para descobrirem um pouco como é o funcionamento da Faculdade para não ficarem perdidos e poderem aproveitar as oportunidades”, disse.

Representantes do Centro de Comunicação Social (CCS), do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes (Napem) , Biblioteca do campus Saúde, Escuta Acadêmica e da Liga Acadêmica das Ciências Radiológicas (Lacard) também apresentaram os trabalhos que realizam na instituição e se colocaram à disposição para receber e auxiliar os novos alunos.

Confira a galeria de imagens: