Núcleo de Educação promove capacitação docente no ICB


16 de maio de 2017


Com o tema “Sala de aula invertida”, o Núcleo de Educação da Faculdade de Medicina da UFMG promove, no dia 8 de junho, quinta-feira, a terceira oficina de capacitação docente para professores em estágio probatório, coordenadores de período, professores substitutos e demais interessados.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação, professora Eliane Gontijo, o programa busca apoiar os professores que estão chegando à instituição. Ela explica que a sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, propõe inverter a lógica do ensino tradicional. “A ideia é que após o aluno ter contato com o conteúdo por meio virtual, videoaulas, slides, ebooks, ele utilize a sala de aula presencial para fazer exercícios, provas, trabalhos em grupos, ou seja, construir o conhecimento, pela mediação do professor”, exemplifica. De acordo com a professora a aprendizagem é, e deve ser, resultante de um processo interativo. “A sala de aula invertida proporciona essa interatividade, colocando o aluno como protagonista de seu aprendizado”, afirma.

A reunião de junho será na sala 252, na sala professor Hugo Pereira Godinho, no bloco J3 do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), das 8h às 17h30.

A oficina faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Docente que realiza, a cada mês, oficinas na Faculdade de Medicina e no ICB. Ao final de cada oficina, o professor participante recebe certificado, importante para a progressão na carreira.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 6 de junho, pelo e-mail secretaria@medicina.ufmg.br.

Desenvolvimento Docente
O Programa de Desenvolvimento Docente está sendo implementado pelo Núcleo de Educação a partir deste ano, com a realização de oficinas de capacitação de docentes periódicas que têm o objetivo de oferecer oportunidade de potencializar as competências dos professores para uma prática docente crítica e participativa.

Dentre os objetivos, estão consolidar a identidade didático-pedagógica da instituição, tornando as diretrizes educacionais da Universidade cada vez mais presentes no cotidiano da docência; qualificar as competências dos professores no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem – planejamento do ensino, metodologias inovadoras na área da saúde; utilização de estratégias e recursos pedagógicos, sistema de avaliação dos alunos e, incentivar processos críticos e reflexivos sobre a prática docente.

Confira o calendário das próximas oficinas previstas para 2017

 

 

 

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