Nupad ajuda a acelerar reconhecimento de paternidade


13 de abril de 2011


O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina teve participação decisiva para o desfecho de uma ação de reconhecimento de paternidade em tempo recorde no Fórum Lafayette. Em apenas nove dias, foi concluído todo o processo que vai desde o momento em que a ação é ajuizada até o mandado para o registro no cartório.

O exame de DNA foi feito no Laboratório de Genética e Biologia Molecular do Nupad, que participa do programa Pai Presente, uma iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Saúde, que permite a realização de exames de DNA gratuitamente para a população carente. O objetivo é que o intervalo entre o pedido do exame e a divulgação do resultado seja o menor possível.

A família em questão ligou para fazer o agendamento no Nupad e a marcação foi feita no dia seguinte. Em cinco dias, o resultado já estava pronto. O tempo máximo de espera é de cerca de 30 dias.

Um dos motivos da escolha do Nupad para a realização do exame foi a abrangência do núcleo em todo o estado. O Nupad também é responsável pelo chamado “teste do pezinho” nos 853 municípios mineiros.

*Com Assessoria de Comunicação do TJMG