Nupad elabora plano de ação sobre doença falciforme
07 de dezembro de 2010
O encontro com especialistas das áreas de educação e saúde, realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, pelo Nupad, Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico, por meio do Cehmob, Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias, resultou em um plano de ação para levar informações sobre a doença falciforme à sociedade civil. A ideia central é recorrer às associações e educadores para difundir conhecimento sobre a enfermidade.
“Queremos trabalhar a educação sobre a doença falciforme dentro dos movimentos sociais. Trabalhar a importância do auto-cuidado, do reconhecimento dos sintomas”, explicou Isabel de Castro, coordenadora do Centro de Educação e Apoio Social do Nupad.
Os profissionais também pretendem levar a proposta ao poder público, ensinando gestores da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Esses, por sua vez, deverão repassar informações sobre a doença a toda rede de ensino.
Pessoas com doença falciforme, em geral, têm problemas da circulação, lesões em alguns órgãos, com dores, e anemia. Um diagnóstico precoce, preferencialmente até o 5.º dia de vida da criança, pode proporcionar melhor qualidade de vida para o paciente.
Leia mais em: Nupad leva conhecimento sobre doença falciforme à população / (publicada em 2 de dezembro de 2010)