NUTEL da Medicina UFMG lança dois livros sobre telessaúde

As obras publicadas consolidam o legado da telessaúde no SUS e na América Latina


16 de outubro de 2025 - , , ,


Foto: Imagem de divulgação

O Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG (NUTEL/UFMG), referência nacional em telessaúde, dá mais um passo importante na consolidação do conhecimento sobre saúde digital com o lançamento de dois livros que abordam, com profundidade, os caminhos percorridos e os desafios futuros da telessaúde no Brasil e na América Latina.

As publicações serão apresentadas durante o 12º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, na cidade do Rio de Janeiro, reunindo especialistas, gestores e profissionais de saúde de todo o país. Os livros serão disponibilizados meio físico e digital.

“Telesalud en América Latina: un legado en movimiento”

Imagem: Imagem de divulgação

Escrito em espanhol, com 310 páginas distribuídas em 13 capítulos, o primeiro livro é uma verdadeira viagem pelas experiências de telessaúde em dez países latino-americanos. A obra reúne análises sobre o estágio atual da telessaúde na região, além de destacar o trabalho de três importantes organizações: RUTE América Latina, Laboratório Latino-Americano de Telessaúde e Rede Ibero-Americana de Telessaúde.

Alaneir de Fátima dos Santos, coordenadora do Laboratório, destaca que a obra convida o leitor à reflexão, buscando enriquecer o debate de políticas e a prática da telessaúde. “Por meio de análises, estudos de caso e reflexões de especialistas, convidamos o leitor a compreender como a telessaúde está redefinindo a assistência à saúde, impactando positivamente tanto os profissionais quanto os pacientes, especialmente nas regiões mais vulneráveis. Assim, buscamos contribuir para o debate e o fortalecimento de políticas públicas e práticas inovadoras que possam transformar, de forma sustentável, o cuidado em saúde
na região” reflete.

Com uma linha do tempo exclusiva que cobre o período de 1968 até os dias atuais, o livro oferece uma visão panorâmica e crítica sobre os aprendizados comuns entre os países. Como reflete no prefácio, Adrián Pacheco López, professor e pesquisador. “A lição mais valiosa deste momento histórico é que o caminho para um ecossistema de saúde digital verdadeiramente inclusivo, resiliente e sustentável não é apenas tecnológico; é uma obra de colaboração, compromisso e vontade política, que apenas começou a ser escrita. ”

No texto de apresentação da obra, Mônica Pena de Abreu, Editora Executiva da Revista Latino-Americana de Telessaúde na gestão 2015-2024, ressalta a importância das parcerias que tornaram este legado possível. “Neste livro, temos muito a celebrar. Trata-se de atualizar o status dos projetos nacionais de telessaúde na América Latina, bem como de celebrar as alianças que, desde 2009, o Laboratório Latino-Americano de Telessaúde estabeleceu para contribuir para o desenvolvimento da telessaúde na região. Conseguimos reunir um grupo de especialistas que, periódica e sistematicamente, desde 2009, desenvolvem de forma colaborativa projetos, pesquisas e tecnologias para o progresso da telessaúde.”

“Telessaúde no SUS: Avanços e Desafios para o Século XXI”

Imagem: Divulgação

A segunda obra é uma celebração do Programa Nacional de Telessaúde no Brasil, criado em 2007. Fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Telessaúde e o NUTEL/UFMG, o livro reúne relatos de coordenadores de núcleos de telessaúde de diversos estados e secretarias municipais, evidenciando o impacto do programa na qualificação da atenção básica e na ampliação do acesso à saúde.

Entre os destaques, está a reflexão teórica do epidemiologista Naomar de Almeida Filho, que insere a telessaúde no contexto do mercado de saúde digital brasileiro. A obra também revisita os marcos históricos do programa, seus impasses e conquistas, além de apresentar as principais iniciativas em curso no país.

“Este livro marca um momento de celebração do Programa Nacional de Telessaúde no Brasil” afirma a pesquisadora e colaboradora da obra, Alaneir de Fátima dos Santos. A obra resgata o propósito inicial do programa, focado em fornecer suporte para a formação das Equipes de Saúde da Família (ESF) e na introdução de recursos de TIC nas Unidades Básicas de Saúde, ampliando o acesso, a qualificação e a capacidade de resolutividade da atenção em saúde, com a telessaúde inserindo-se na realidade e nas necessidades do SUS daquele momento.

Telessaúde

O Projeto Nacional de Telessaúde é uma das grandes iniciativas das universidades públicas brasileiras, permitindo que médicos e profissionais de saúde em regiões remotas discutam casos clínicos com especialistas das principais instituições do país. Atualmente, a telessaúde se conecta aos esforços nacionais para fortalecer as redes assistenciais, especialmente por meio do programa Mais Especialistas. Este livro revisita as trajetórias dos núcleos de telessaúde, desde sua origem até os dias atuais, destacando como essa tecnologia tem contribuído para a construção de um SUS mais universal, integrado e de qualidade.

Sobre o evento

O Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde é um dos principais eventos nacionais dedicados à discussão e ao avanço da saúde digital no Brasil. Organizado pela Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTMS), nos dias 16 e 17 de outubro, será realizado o 12º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTMS), que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro.

O evento reúne profissionais da saúde, gestores, estudantes, pesquisadores, representantes do governo e da indústria para debater os rumos da telemedicina e telessaúde no país.

Nesta edição, o congresso traz como tema central: “Educação para a Transformação Digital na Saúde”, refletindo a urgência e a relevância de preparar pessoas e instituições para os desafios e oportunidades que se impõem na era digital.

Os livros estão disponíveis para acessar e baixar gratuitamente, nos links abaixo.