O que caracteriza uma emergência infantil?

Emergências e outros casos pediátricos são explicados pelo projeto de extensão Pediatria de A a Z, parte do Observaped da Faculdade.


23 de maio de 2025 - , , ,


Uma emergência é uma situação potencialmente ameaçadora à vida. É a definição da professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, coordenadora do projeto de extensão Pediatria de A a Z e convidada do Saúde com Ciência, Laís Munhoz.

“Quando a gente fala assim, pode parecer complexo, mas simplificando, é uma condição que se a gente não fizer uma intervenção imediata pode levar ao óbito do paciente e por isso elas têm que ser atendidas imediatamente”, segue explicando a professora. Como exemplos de emergências, ela cita paradas cardíacas e respiratórias, casos de convulsão ativa, perda de consciência e politraumatismos.

Em termos de frequência, Laís afirma que as emergências que mais afetam as crianças são os casos de desconforto respiratório. “Sobretudo na época da sazonalidade dessas doenças, que é o que a gente está vivendo agora nos meses de outono e inverno”, detalha.

“Vão existir também algumas condições que não precisam necessariamente ser atendimento médico imediato, mas ideal que seja um atendimento precoce, mais rápido possível, preferencialmente até 15 minutos.  Alguns exemplos, vômito com sangue, desidratação grave, paciente que está com uma confusão mental, se tem alguma infecção com sinal de sepse, que seria uma infecção generalizada mais grave, dores torácicas. Cefaleia, que é a dor de cabeça, quando vem de forma súbita, muito intensa, que não melhora com um analgésico comum, por exemplo, dipirona”.

Professora Laís Munhoz

A professora Laís finaliza, afirmando que pacientes que sofreram algum politrauma, mas que não apresentam lesões visíveis, podem aparentar estar em um bom estado. Ainda assim, devem ser atendidos no pronto socorro o mais rápido possível para investigar o trauma.

Ouça o podcast na íntegra:

Pediatria de A a Z

Com coordenação da professora Laís Munhoz, o projeto de extensão Pediatria de A a Z faz parte do Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG, o Observaped.

O projeto busca esclarecer à população o significado de termos e temas comuns da pediatria. O conteúdo é produzido por alunos de diferentes cursos da UFMG, como medicina, enfermagem, fonoaudiologia e fisioterapia, sob supervisão dos professores do Departamento de Pediatria.

Saiba mais no @pediatriaz.ufmg ou acesse o site do projeto.

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, conversamos sobre as emergências pediátricas. Abordamos casos emergenciais respiratórios, relacionados a quedas, fraturas, queimaduras e intoxicações, dentre diversos outros.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.