O que é a Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia?
Hemorragia pós parto é uma das principais causas de morte materna no mundo, seguida de hipertensão e infecções.
28 de novembro de 2023 - Ginecologia, obstetrícia, saúde com ciência

* Elen Batista
A hemorragia pós parto pode ser causada por diversos fatores, e é uma das principais causas de morte materna no mundo, seguida de hipertensão e infecções. Para falar sobre o assunto, o Saúde com Ciência desta semana convidou Gabriel Costa Osanan, professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG.
Para lidar com o problema, o Ministério da Saúde criou a Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia – programa que tem o objetivo de diminuir as mortes por hemorragia pós parto. “No país essa é a segunda causa de morte materna, mas em Minas Gerais é a primeira causa direta. Então a estratégia vem com o intuito de treinar profissionais de saúde, avaliar os cenários das práticas obstétricas e criar protocolos para que os hospitais saibam o caminho do cuidado dessas pacientes”, explica.
O professor reitera que o assunto deve ser levado a sério e os tratamentos precisam ser eficazes e rápidos, considerando o perigo que a perda de sangue em grande quantidade traz à saúde.
“Quando falamos de hemorragia pós parto, a gente tem que tratar de uma maneira mais ampla e comprometida. As mortes estão acontecendo porque a sociedade ainda não tomou a decisão de que a vida dessas mulheres valem ser salvas.”
Gabriel Costa Osanan
Saúde com Ciência
No programa Saúde com Ciência desta semana, iremos falar sobre as causas de hemorragia pós parto e a Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.
* Elen Batista – estagiária de Jornalismo
Edição: Alexandre Bueno