Observaped promove dia de lazer e aprendizado para crianças e familiares

Evento gratuito promove atividades lúdicas de conscientização nesta quinta-feira


16 de agosto de 2018


Segunda edição do Observaped Itinerante leva aprendizado e conscientização para a população por meio de atividades lúdicas

O assunto é sério, mas pode ficar mais leve e, até mesmo, divertido, quando tratado de forma lúdica. Por isso, crianças, adolescentes e seus familiares que passarem pela Faculdade de Medicina da UFMG na próxima quinta-feira (23/8), poderão aprender mais sobre prevenção de acidentes, da violência e promoção da saúde em crianças e adolescentes por meio de brincadeiras.

A proposta faz parte do Observaped Itinerante, evento promovido pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e aberto à participação de todos. Das 9h às 17h, quem comparecer ao local poderá participar de rodas de conversa sobre gravidez e DST, práticas de prevenção de doenças infecto-parasitárias, jogos de adivinhação e de mitos e verdades sobre saúde, entre outras atividades.

O objetivo é informar, educar, orientar e conscientizar sobre temas abordados por cada eixo do programa de extensão do Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente (Observaped), do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina. “Esperamos que, após a participação, os visitantes aumentem seus conhecimentos em relação aos temas apresentados pelos eixos”, afirma a co-coordenadora do evento e servidora da UFMG, Marília Regina.

EIXOS

A programação do evento foi pensada a partir dos oitos eixos do Observaped. São eles:  “A criança, o adolescente e a violência”; “Caderneta de Saúde da Criança”; “Doenças infecciosas e parasitárias”; “Desenvolvimento Infantil”; “Eventos adversos e segurança da criança e do adolescente”; “Prevenção de obesidade e outros distúrbios nutricionais”; “Pediatria de A a Z”; e “Qualidade de vida e diagnóstico precoce do câncer na infância e na adolescência”. Para conferir a programação completa, clique aqui.

O Observaped Itinerante conta com o apoio da Sociedade Mineira de Pediatria, do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie) da UFMG, do Centro de Comunicação e do setor de Infraestrutura da Faculdade de Medicina da UFMG. Também participam alunos, professores, colaboradores da secretaria do Departamento de Pediatria, bem como nutricionistas, psicólogos, advogados e assistentes sociais.

Mais informações: www.medicina.ufmg.br/observaped