MedCine propõe debate sobre dilemas da adolescência

A participação é gratuita e aberta ao público em geral.

O MedCine irá exibir o drama “Os Incompreendidos”, do diretor francês François Truffaut, no dia 26 de Março, às 18h15, na sala Amílcar Vianna (34) da Faculdade de Medicina da UFMG. A sessão de cinema, seguida de debate, é realizada sempre na última quarta-feira do mês, com participação gratuita e aberta ao público em geral.

Vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes, em 1959, o filme narra a história do garoto Antoine Doinel, que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo de sua família. Rejeitado, ele passa a faltar às aulas, vivencia algumas descobertas e comete pequenos furtos, até ser aprisionado em um reformatório, pelos próprios pais.

“Escolhemos esse filme porque, mesmo sendo de 1959, ele trata de um tema muito atual: a adolescência e as questões que os jovens enfrentam nela. Nós vemos, por exemplo, que os professores tem dificuldade de lidar com eles”, conta o psicólogo do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes de Medicina (Napem), Gilmar Tadeu de Azevedo Fidelis. O Napem atende aos estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG, com o objetivo de prevenir problemas emocionais e ajudar os alunos a superar tanto dificuldades já existentes quanto as encontradas durante o curso.

A palestrante convidada para conduzir o debate após a sessão do MedCine é a jornalista Cláudia Chalita de Azevedo, doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela é autora de um artigo sobre o filme e pretende discutir a questão do abandono dos jovens, além de apresentar um pouco das informações técnicas e os filmes com o qual o diretor dialoga.

O MedCine é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina da UFMG.

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
jornalismo@medicina.ufmg.br