Verrugas Genitais

Verrugas genitais, também conhecidas como condiloma, são infecções causadas pelo HPV (papilomavírus humano) e transmitidas principalmente durante as relações sexuais. As verrugas causadas pelo HPV estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento de câncer nas genitálias, no colo do útero, na região anal, nariz, boca e laringe (garganta). Por isso, é importante que sejam retiradas assim que o diagnóstico for feito.

Podem aparecer isoladas ou múltiplas, com tamanhos bem variados. Dependendo da localização, podem provocar dor e prurido (coceira). Nas mulheres, as lesões geralmente surgem tanto na parte externa da genitália (vulva, períneo, região perianal), quanto na parte mais interna (vagina e colo do útero). Nos homens, os locais que costumam ser mais acometidos são a extremidade e o corpo do pênis e a região perianal.

O diagnóstico é dado por um médico após a observação das lesões. A retirada de um pequeno pedaço da lesão (biópsia) pode ser necessária em alguns casos.

Há várias formas de fazer a remoção das lesões, dentre elas cirurgia, laser, eletrocoagulação (“queimar”), crioterapia ou aplicação de ácido no local.

A prevenção dessas lesões é a mesma da infecção pelo HPV, ou seja, com a vacinação e com o uso de preservativos. Consultas regulares ao ginecologista também são importantes para detectar lesões mais internas na vagina e no colo do útero.

Fonte da imagem: FEBRASGO – Manual de Orientação em Trato Genital Inferior e Colposcopia, 2010

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/condiloma/36/