Oficina docente ensina a gerir conflitos*


14 de fevereiro de 2019


Arte: CCS-Medicina/UFMG

*Atualizado às 12h16, em 14/2/19

Para tornar o ambiente de aprendizado saudável, o professor tem papel fundamental. Isso porque o profissional pode, por exemplo, identificar e buscar soluções para situações de conflitos no ambiente de ensino. Como essa é uma tarefa que exige capacitação, o Programa de Desenvolvimento Docente, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, realiza, em 22 de fevereiro, a oficina Gestão de Conflitos.

O evento ocorrerá das 8h às 12h, na sala 824 da Faculdade de Medicina da UFMG. A oficina, gratuita, é destinada aos professores dos cursos da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciência Biológicas da UFMG. São disponibilizadas 30 vagas.

“O conteúdo é importante para que os docentes tracem estratégias para resolver conflitos, se por acaso aparecer, entre alunos, colegas e pacientes”, comenta a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, Eliane Gontijo, que coordena a oficina junto à professora do Departamento de Pediatria, Cristina Alvim.

Situações de bullying, competitividade entre alunos e conflitos na mediação do conhecimento entre professor e alunos serão abordadas na oficina, que terá meia hora de exposição teórica e o restante de atividades práticas. “Iremos apresentar uma situação problema para que os docentes passam discuti-las, bem como experiências que temos vivenciando com sucesso”, explica Eliane Gontijo.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação em Saúde (CES), localizado na sala 021 da Faculdade. Ao final de cada oficina, o professor participante recebe certificado, importante para a progressão na carreira.

Desenvolvimento Docente

A oficina é realizada mensalmente pelo Programa, de forma alternada, na Faculdade de Medicina e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O objetivo é consolidar a identidade didático-pedagógica da instituição, tornando as diretrizes educacionais da universidade cada vez mais presentes no cotidiano da docência, bem como qualificar e incentivar processos críticos e reflexivos sobre a prática docente.

Mais informações secretaria@medicina.ufmg.br – 3409-9105