Oficinas mostram como a extensão acadêmica funciona na prática

Formação, gratuita, é destinada a docentes e servidores técnico-administrativos. Inscrições vão até 22 de julho.

14 de julho de 2022 - , , , ,

Curso virtual de atualização em extensão oferecido ano passado pela Proex à comunidade acadêmica
Curso virtual de atualização em extensão oferecido no ano passado pela Proex. Reprodução Teams

Com abordagem essencialmente prática, o curso-oficina Extensão acadêmica na prática será oferecido gratuitamente nos dias 13 de setembro, 11 de outubro, 8 de novembro e 13 de dezembro de 2022. A formação terá quatro oficinas temáticas que serão realizadas presencialmente no CAD1, campus Pampulha, sempre das 14h às 18h. Serão 32 horas de atividades, e todos os participantes receberão certificado.

O público-alvo são docentes e servidores técnico-administrativos da UFMG, com prioridade para os recém-admitidos. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de julho em uma ou mais oficinas no site da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH). São oferecidas 40 vagas em cada oficina (30 para docentes e 10 para técnico-administrativos).

Nesta terça, dia 12, detalhes do curso-oficina Extensão acadêmica na prática foram apresentados por Claudia Castro, pedagoga da PRORH, em live que está disponível no canal da Pró-reitoria de Extensão (Proex) no YouTube. A formação é fruto de parceria entre as duas pró-reitorias e está prevista no Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2022.

Pilar

Segundo a pró-reitora de Extensão da UFMG, professora Claudia Mayorga, o curso mostrará a professores e técnicos como funciona a extensão universitária. Segundo ela, é importante que esses profissionais percebam que a extensão é um “pilar” que põe a universidade em contato direto com a sociedade. “Por meio dela, a UFMG cria um diálogo permanente com as políticas públicas, os movimentos sociais, as empresas, as organizações da sociedade civil e as instituições diversas”, diz.

Temas das oficinas

Oficina 1: Tenho uma ideia, como faço para transformá-la em atividade de extensão?Oficina 2: O que é a formação em extensão na graduação e como posso contribuir?
Oficina 3Como submeter a minha atividade de extensão aos editais de fomento da Proex? Como é o processo de avaliação da extensão na UFMG?
Oficina 4: O que eu faço é divulgação científica?

Outras informações podem ser obtidas no material de apresentação do curso. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail dage@proex.ufmg.br

CURSO-EXTENSAO-ACAD-NA-PRATICA.pdf

(Centro de Comunicação da UFMG)