Os adoecimentos físicos e mentais ligados ao ensino
Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG analisou as queixas de professores brasileiros e portugueses para entender as maiores reclamações e as doenças que acometem os educadores com mais frequência.
16 de outubro de 2023 - Fonoaudiologia, saúde com ciência, saúde mental

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina analisou a relação entre o trabalho e a saúde de 5614 professores brasileiros e portugueses para entender as queixas mais frequentes apresentadas por eles. Para explicar a relação da saúde dos professores com o trabalho, o Saúde com Ciência desta semana convidou a fonoaudióloga e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da UFMG, Nayara Ribeiro Gomes.
De acordo com ela, a síndrome de Burnout, a depressão, o estresse e as dores musculoesqueléticas são algumas das reclamações mais frequentes entre os educadores. Ela explica que a literatura científica identifica a profissão como uma que apresenta altos índices de estresse por conta de demandas profissionais, de fatores psicossociais como a exposição a ruídos e o uso excessivo da voz. Ainda de acordo com a pesquisadora, problemas como baixos salários e exposição a situações de baixa segurança também contribuem para uma baixa qualidade de saúde física e mental dos educadores.
A gente estudou o impacto negativo do trabalho na saúde mental e na saúde física. O professor era perguntado ‘o seu trabalho impacta negativamente sua saúde física? O seu trabalho impacta negativamente sua saúde mental’? E a gente percebeu que em ambos os países os resultados são muito similares. A diferença é muito pequena, entre a questão mental e a questão física.
Nayara Ribeiro Gomes
Saúde com Ciência
No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a saúde dos professores brasileiros, para entender suas maiores queixas na relação entre trabalho e saúde.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.