OSAT Faculdade de Medicina UFMG Intranet

[9/11] Conferência: “A saúde mental em tempos de cólera: primeiramente…”

08/nov/2017

Convidado do programa Cátedras Fundep/IEAT, o psiquiatra italiano Ernesto Venturini estará na Faculdade de Medicina da UFMG na quinta-feira, 9 de novembro, para a “II Conferência: A saúde mental em tempos de cólera: primeiramente…”.

O encontro, gratuito e com entrada aberta à comunidade, será no Salão Nobre da Unidade, a partir das 18h, e não necessita inscrição prévia.

Importante nome da luta antimanicomial no mundo, o psiquiatra da Università degli Studi dela Repubblica di San Marino vai abordar o tema da saúde mental sob perspectiva multidisciplinar.

Colaborador de Franco Basaglia no movimento Psiquiatria Democrática Italiana, que lutou pelo fechamento progressivo dos manicômios na Itália e pela reformulação da assistência em saúde mental, Ernesto Venturini contribuiu ativamente para o êxito da lei da reforma psiquiátrica na Itália.

A “II Conferência: A saúde mental em tempos de cólera: primeiramente…” é uma parceria da Faculdade de Medicina da UFMG com a Fundep, o IEAT – UFMG, a Università della Repubblica di San Manino e o Departamento de Psicologia, por meio do Laboratório de Direitos Humanos e Transdisciplinaridade (LADHT). A primeira edição do evento foi realizada no campus Pampulha da Universidade, em outubro.