OSAT Faculdade de Medicina UFMG Intranet

Dois anos de Mariana

30/out/2017

No próximo dia 5 de novembro faz 2 anos que a barragem de Fundão, em Mariana-MG, operada pela mineradora Samarco, se rompeu e liberou um quantidade incalculável de lama, que destruiu cidades, vitimou milhões de cidadãos e matou 19 pessoas.

Membros do Observatório de Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte acompanharam o processo posterior ao rompimento, o que pode ser lido no relatório técnico do Ministério do Trabalho. Também foram produzidos artigos sobre o tema, entre os quais se discute o episódio do rompimento da barragem, seus danos e repercussões sobre os trabalhadores e a população atingida e os limites de segurança e as barreiras de prevenção de acidentes das barragens.

Para relembrar o acontecimento, o jornal Folha de São Paulo produziu um série de reportagens especiais sobre os dois anos do rompimento da barragem. Clique aqui para ter acesso ao conteúdo completo.

Buscando atualizar as informações sobre as vítimas e os danos da tragédia, na próxima semana há uma série de atividades promovidas por organizações de direitos humanos e universidades. Entre elas estão seminários e simpósios sobre os desdobramentos do crime ambiental, missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Mariana e coletiva de imprensa com representantes das comunidades atingidas pela lama, na qual será feito um balanço da situação, dois anos após o desastre.

 

Confira a programação:

 

4º Seminário da bacia do rio Doce

Debate e socializa informações sobre a situação atual da região dois anos após a tragédia, com o objetivo de propor estratégias de atuação ao longa da bacia.

Local: Escola Família Agrícola Paulo Freire, Município de Acaiaca/MG
Dias: 3, 4 e 5 de novembro
Horário: A partir das 18 horas

 

Coletiva de imprensa – Atingidos de Mariana e Assessoria Técnica da Cáritas

Moradores das comunidades atingidas de Bento, Paracatu de Baixo e comunidades rurais falam sobre suas perspectivas dois anos após a maior tragédia socioambiental do Brasil.Em seguida, a imprensa visita as comunidades atingidas.

Convidados: Guilherme de Sá Meneghin (Promotor de Justiça da 2ª Comarca de Mariana) e Nívia Monica da Silva (Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos – CAO/DH)

Local: Centro de Convenções de Mariana/MG
Dia: 4 de novembro
Horário: 10 horas

 

Missa na Catedral de Mariana

Durante a realização da missa, os bispos da Bacia do Rio Doce divulgam o manifesto sobre a tragédia ao longo de Minas Gerais e Espírito Santo.

Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Praça Minas Gerais, Mariana/MG
Dia: 5 de novembro
Horário: 18 horas

 

Ato do coletivo “Um minuto de silêncio” e lançamento do jornal A Sirene – edição 2 anos da tragédia

Promovido todos os dias 5 de cada mês, o coletivo toca a sirene que não existia no dia tragédia, promovendo uma reflexão acerca do tema com os moradores da cidade e das comunidades atingidas. O jornal A Sirene, realizado com apoio dos próprios atingidos, lança sua 20ª Edição Especial sobre os dois anos da tragédia/crime.

Local: Praça Minas Gerais, Mariana/MG
Dia: 5 de novembro
Horário: 19 horas (após a missa)

 

I Simpósio mineiro de emergências e desastres: construindo o cuidado na saúde

Espaço para discussão, troca de experiências e desenvolvimento de estratégias de cuidado em saúde mental e apoio psicossocial para vítimas de desastres e emergências humanitárias.

Dia: 6 e 7 de novembro
Local: Centro de Convenções de Mariana/MG
Horário: dia 6 (18 horas), dia 7 (de 8 às 17 horas)

 

Balanço de 2 anos do rompimento da Barragem de Fundão

Espaço para intercâmbio das informações sobre medidas de reparação; balanço das dinâmicas territoriais; balanço da atuação de corporações e violações de direitos.

Dia: 6, 7 e 8 de novembro
Local: Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória/ES
Horário: A partir de 13h30

 

Seminário CEFET – Nem mais um minuto de silêncio

Apresentação das pesquisas em andamento sobre a tragédia, sessão de dúvidas e palestra com Letícia Aleixo, orientadora da Clínica de Direitos Humanos da UFMG e Mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos.

Dia: 10
Local: Campus I do CEFET, Belo Horizonte/MG
Horário: De 16 horas às 18h40

 

Seminário de Meio Ambiente e Mineração

Discussão sobre a segurança de barragens e as consequências do rompimento de Fundão; os desafios do licenciamento ambiental. Participação da Comissão de Direito Ambiental da OAB, da presidência da AMIG e do desembargador Caetano Levi, do TJMG.

Dia: 10 e 11 de novembro
Local: Centro de Convenções de Mariana/MG
Horário: dia 10 (de 9 às 19 horas), dia 11 (Visita a Bento Rodrigues, de 9 às 12 horas)

Página Inicial

Voltar