OSCE será de 29 de setembro a 3 de outubro

23 de setembro de 2014

A Avaliação Objetiva e Estruturada do Desempenho Clínico, mais conhecida como Osce, será realizada entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. Aplicada aos estudantes do 10º ao 12º períodos, a avaliação consiste em uma simulação do atendimento médico para quem está cursando o internato nas disciplinas de Traumatologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clinica Médica e Cirurgia.

Durante a aplicação da prova, algumas medidas de proteção ao sigilo das questões são necessárias, como o confinamento dos alunos no 8º andar, nas salas 828 e 829. Exceto o exame do internato de Ginecologia e Obstetrícia que acontecerá no Instituto Jenny Faria, anexo do Hospital das Clínicas da UFMG.

osce01_27-03Ao terminarem as provas, os alunos são encaminhados para as salas de devolutiva. Para os internatos de Pediatria e Clínica Médica esta etapa será realizada no Salão Nobre. Para os demais internatos, o local será informado no dia da avaliação. A devolutiva é uma oportunidade para os alunos refletirem sobre seus erros e acertos durante o Osce.

Orientações

Os estudantes devem portar apenas crachá, caneta e avental; não utilizar telefone celular e outros equipamentos eletrônicos durante a prova e chegar ao local dos exames com 30 minutos de antecedência.

Participação das Artes Cênicas

Celebrando a parceria firmada entre a Faculdade de Medicina e a Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, os pacientes simulados do Osce serão alunos do curso de Artes Cênicas. A atividade acadêmica será coordenada pelo professor da EBA, Luiz Otavio Carvalho, e irá integralizar o currículo proporcionando créditos aos alunos participantes.

Data, horário e sala

Dia 29/09 – Trauma – 13h30 – Confinamento sala 828/829

Dia 30/09 – Pediatria – 07h30 – Confinamento sala 828/829

Dia 01/10 – Clínica Médica – Turma 1: 9º período às 8h; Turma 2: 11º e 12º período às 11h – Confinamento sala 828/829