OSUBH desenvolve ferramenta que promove equidade e inclusão no planejamento urbano


30 de outubro de 2025 - , ,


O Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH) anuncia o lançamento da ferramenta Equidade de Gênero e Saúde na Cidade, destinada a planejar espaços urbanos com mais inclusão e equidade.

Em busca da promoção de planejar cidades mais seguras, inclusivas e saudáveis, a ferramenta é uma estrutura organizada em três principais dimensões: proximidade, autonomia e representatividade. Estas dimensões trazem indicadores que possibilitam observar o acesso a serviços e transportes, a segurança, a liberdade de circulação nas ruas, e o sentimento de pertencimento e participação nos bairros, isso com uma perspectiva de gênero incluída mesmo nas pesquisas que originalmente não o fariam.

Em termos simples, ela funciona como um guia prático e analítico para que pesquisadores e planejadores urbanos possam pensar em como o espaço urbano impacta de maneira diferente homens, mulheres e outras identidades de gênero, e a planejar cidades mais seguras, inclusivas e saudáveis, considerando as desigualdades de gênero presentes nas cidades da América Latina.

Para a construção das dimensões e indicadores da ferramenta, os pesquisadores utilizaram como bases de dados estudos desenvolvidos no Brasil, Chile e Colômbia, que avaliaram transformações urbanas e seus impactos na saúde. Para além das pesquisas foi feita uma revisão ampla do urbanismo feminista, por exemplo, analisando ferramentas já existentes no Norte Global. 

Neste link, você pode conferir a cartilha desenvolvida pelo OSUBH, que apresenta detalhadamente a ferramenta, seus conceitos, funcionamento e importância.