Pacientes oncológicos podem comer carne e doce?
No processo de tratamento de câncer, é fundamental uma alimentação balanceada, mas isso não significa que é preciso cortar alimentos definitivamente.
04 de dezembro de 2023 - câncer, Oncologia, saúde com ciência
* Elen Batista
O câncer é o nome comum para mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado de células pelo corpo. Durante o tratamento, uma boa nutrição é essencial, acompanhada de atividade física e uma rede de apoio bem estabelecida. Durante esse processo, é comum que algumas questões sejam levantadas, em relação a alimentos que podem ou não atrapalhar o sucesso do tratamento.
Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Saúde com Ciência convidou o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Paulo Henrique Costa Diniz. “A carne é importantíssima para o nosso corpo porque é uma fonte de proteína e atua na proliferação celular, cicatrização e desenvolvimento da imunidade. Então a gente precisa dela para criar esse meio favorável. É claro que é essencial evitar excessos, carnes pouco cozidas ou de procedência duvidosa”, afirma.
Para além da alimentação, o professor destaca que é necessário também manter uma rotina de atividades físicas e se manter cercado de pessoas que colaborem para um maior bem estar. “O paciente oncológico não quer ser tratado como um coitado, digno de dó ou pena. Ele tem uma doença que pode ser tratada e precisa de uma rede de apoio que o acolha e ajude a conduzir o tratamento com a seriedade e leveza que necessita”, finaliza.
Saúde com Ciência
No programa Saúde com Ciência desta semana, iremos falar sobre formas de melhorar a qualidade de vida de pacientes em tratamento de câncer.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.
* Elen Batista – estagiária de Jornalismo
Edição: Alexandre Bueno