Palestra apresenta formas de intervenções durante crise suicida

O evento faz parte de série de atividades promovidas pela Faculdade no mês de setembro, voltadas para a prevenção ao suicídio


28 de agosto de 2019 - , ,


A crise suicida é o momento que antecede a tentativa de suicídio. Saber como intervir nesse momento será o tema da palestra “Crise suicida: primeiras ações para intervenção e salvamento”. A atividade é voltada para profissionais da saúde e acontecerá no dia 31 de agosto, às 9h30, na sala 038 da Faculdade. Com vagas limitadas, as inscrições serão feitas no Departamento de Saúde Mental, com a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para uma instituição de caridade.

O capitão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Kleber Silveira de Castro, é o responsável por ministrar o curso. Kleber ressalta que “estar preparado para esse tipo de situação é importante para garantir melhor atendimento ao paciente”.

Ao longo do curso, será apresentada uma contextualização histórica do suicídio, além de técnicas voltadas para o reconhecimento de cenários e letalidade do instrumento usado. Também serão apresentadas formas de intervenção.

Outras atividades

O curso é a primeira atividade organizada pelo Departamento de Saúde Mental e que faz parte da Programação Unificada da Faculdade de Medicina da UFMG para o Setembro Amarelo este ano. No dia 8 de setembro, acontecerá a quinta edição da Caminhada pela prevenção do suicídio. A atividade começará às 9h no Parque Municipal de Belo Horizonte. O evento é aberto ao público.

Além da caminhada, também acontecerão outros dois seminários voltados para os fatores de risco e formas de prevenção ao suicídio nos dias 16 e 17 de setembro. Essa atividade possui vagas limitadas e é preciso fazer a inscrição.