Palestra da Copasa vai incentivar a racionalização do uso de água

13 de fevereiro de 2015 -

No dia 4 de março, a partir das 10h30, a Faculdade de Medicina da UFMG vai receber uma equipe da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para falar sobre a racionalização do uso da água no campus Saúde. Na palestra, serão apresentadas dicas de ações institucionais, coletivas e individuais que podem contribuir para a economia do recurso.

A palestra será no Salão Nobre, e é aberta a toda a comunidade do campus Saúde. A iniciativa é da Assessoria de Relações Institucionais da Faculdade de Medicina da UFMG, e é parte de um conjunto de ações para racionalização do uso da água e energia preparadas em conjunto entre a Diretoria da Faculdade.

Além da Assessoria de Relações Institucionais, o grupo de trabalho conta ainda com representantes da Superintendência Administrativa, Infraestrutura Operacional, Engenharia e Arquitetura, Centro de Informática em Saúde e Assessoria de Comunicação Social. Em nova reunião essa semana, o grupo avaliou o andamento das ações e discutiu as próximas medidas.

Alexandre Nascimento, gerente de manutenção do Centro de Informática em Saúde, informou que o setor está fazendo um levantamento para verificar quais computadores da Unidade estão permanecendo ligados no período da noite, sem utilização. A equipe de Arquitetura e Engenharia relatou que já inspecionou todos os banheiros e consertou os vazamentos encontrados.

O superintendente administrativo da Faculdade, Maurílio Elias, e o chefe da Seção de Infraestrutura Operacional, Sérgio Corrêa, informaram que estão verificando se as ações que já foram implantadas estão sendo cumpridas, como a redução do uso de água na limpeza, apagar as luzes do saguão durante o dia e o desligamento dos elevadores.

Parcerias
IMG_6345O diretor da Faculdade, professor Tarcizo Afonso Nunes, se reuniu com as secretarias e chefes de setores e departamentos da Unidade com o objetivo de envolver todos os setores na campanha. Em outra reunião, foram convidados os responsáveis pelos bancos, cooperativas e cantina do campus. Além da proposição de novas sugestões de ações, os parceiros assumiram o compromisso em participar e divulgar as ações em conjunto com a Faculdade.

Para Tarcizo, é fundamental o envolvimento dos parceiros, funcionários, setores, estudantes, professores e terceirizados, já que a situação da água e energia é séria. “Independente de chuvas a única solução é reduzir o consumo. Mudar a cultura das pessoas é difícil, mas só tem um jeito para sairmos desta situação: racionalizar o uso”, afirma.