Macro-região Norte
    Macro-região Nordeste
    Macro-região Sudeste
    Macro-região Sul
    Macro-região Centro-Oeste





I Curso de atualização - São Paulo e Região Metropolitana

1º Dia – 20/05/2013 – Violência na sociedade contemporânea


8h às 9hsAbertura

Eliane Malheiro Ferraz de Carvalho Assistente social da Universidade Federal de São Paulo, professora da PROTEF Programa de Terapia Familiar da UNIFESP, professor da PROTEC Programa de Terapia Comunitária do Centro de Estudos D.Psiq UNIFESP, coordenadora do Curso de Especialização em Serviço Social em Hospital Universitário, membro relator da Comitê de Ética em Pesquisa UNIFESP e chefe do Divisão de Serviço Social do Hospital São Paulo. Tem experiência na área de Serviço Social.

Simone Mendes Carvalho Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFMG. Representante do Programa Para Elas. Por Elas, por Eles, por Nós. Integrante do Mestrado Profissional de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência

9hs às 10hsAula Inicial: Atenção à Mulher em Situação de Violência Sexual

Maria Flávia Furst Brandão Coordenação da Cadeia de Custódia de Belo Horizonte. Mestrado Profissional de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência.

10h às 12h - Tema: A violência nas sociedades contemporâneas


Palestrante: Dr. Paulo César Endo Membro o Grupo Interdisciplinar Independente de Combate à Tortura e à Violência Institucional(SEDH) e do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e à Violência Institucional no Brasil(CNPCT).

12h às 13hAlmoço

13h às 14h30 Grupos Focais

Mediadoras: Cristhiene Nunes Ramires

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social -SP (2005). Tem experiência na área de saúde, atuando na Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, tendo especialização em Serviço Social em Hospital Universitário pela UNIFESP e curso básico de LIBRAS - Lingua Brasileira de Sinais.Cursando o mestrado na Universidade Bandeirante de São Paulo, curso Reabilitaçao do Equilibrio Corporal. Preceptora da Residência Multiprofissional da UNIFESP.

Mediadora: Drª Naira Dutra Lemos

Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (1978); Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2000); Mestre em Ciências pela UNIFESP (2000); Doutora em Ciências pela UNIFESP (2012). Atualmente é Assistente Social da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso, o Curso de Especialização em Gerontologia e o Ambulatório para Cuidadores (DIGG/UNIFESP). Docente e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social da UNIBAN.

Mediadora: Ms. Nadjane Bezerra do Amaral Prilip

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco(1996) e Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Assistente Social da Universidade Federal de São Paulo. Tutora da Residência Multiprofissional da UNIFESP e Vice-coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia.

Mediadora: Marisa Mota Borges

Graduada em Serviço Social pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1999).Especializanda em Gestão Pública pela UNISUL. Atualmente é Assistente Social da Universidade Federal de São Paulo.

Mediadora: Simone Mendes Carvalho

Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFMG. Representante do Programa Para Elas. Por Elas, por Eles, por Nós. Integrante do Mestrado Profissional de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência

Mediadora: Maria Flávia Furst Brandão

Coordenação da Cadeia de Custódia de Belo Horizonte. Mestrado Profissional de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência.

14h30 às 17h - Teorias sociológicas de abordagem da violência.


Palestrante: Drª Liana de Paula Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e diretora de pesquisa da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação - ANDHEP (Gestão 2012-2014).

2º Dia – 22/05/2013 - As múltiplas faces da violência I


8h às 12hMesa redonda: Violência contra as crianças e os adolescentes

Palestrante: Dr. Renato Nabas

Médico, funcionário público federal, da Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária, do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo, atuando como preceptor de estudantes e residentes de pediatria. Violência contra o idoso

Palestrante: Drª.Naira Dutra Assistente Social da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso, o Curso de Especialização em Gerontologia e o Ambulatório para Cuidadores (DIGG/UNIFESP). Docente e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social da UNIBAN.

12h às 13hAlmoço

13h às 15hViolência urbana – (criminalidade organizada, violência no transito)

Palestrante: Rosaly Ferreira Psicóloga e Pesquisadora na área do Transtorno de Estresse Pós Traumático do Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência (PROVE) do Depart Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP). Membro fundadora e docente da Clínica de Psicoterapia Interpessoal Ensino e Pesquisa (CTIP). Membro da International Society for Interpersonal Psychotherapy (ISIPT).

15h às 17h - Cenário atual: Epidemiologia da violência contra a mulher


Mesa Redonda:

Drª Karina Barros Calife Doutoranda em Medicina Preventiva. Especialista/Facilitadora Em Gestão da Clínica Nas Redes de Atenção Pelo Hospital Sírio Libanês/ IEP/ Ministério Da Saúde (2010). Coordenação da Área Técnica de Saúde da Mulher do Estado de São Paulo SES/SP. Coordenadora do Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha No Estado de São Paulo. Médica Sanitarista do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo


3º Dia - 24/05/2013 - As múltiplas faces da violência


8h às 12h - Aspectos teóricos e experiência com mulheres em situação de violência.

Palestrante: Drª. Maria Elisa dos Santos Braga Assistente Social da Casa Eliane de Grammont/CEG da Prefeitura .Municipal de S.P, desde 1992. Coordenadora de projetos da CEG. Membro do Conselho Federal de Serviço Social/ CFESS gestão 2008-2011 e da atual gestão 2011 a 2014, compondo a Comissão de Ética e Direitos Humanos e Comissão de Formação Profissional . Membro e Coordenadora do grupo de trabalho: Serviço Social na Educação, do conjunto CFESS/CRESS.

12h às 13h Almoço

13h às 15h Violência contra a mulher: uma visão sistêmica.

Palestrante: Regina Célia Simões de Mathis Coordenadora dos Programas de Atendimento a Famílias na INST. CRISTÃ BENEFICENTE VERDADE E LUZ - CASA ASSISTENCIAL DE BATUÍRA; Especialista em Orientação e Terapia de Casal e Família na CLÍNICA DE MATHIS; Membro da equipe de formação do Curso de Especialização em Terapia Comunitária da UNIFESP.

15h às 17hFatores de risco: uso de drogas, álcool, exclusão social e prostituição.

Palestrante: Jacqueline Sakamoto Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Integrante do Projeto de Pesquisa As Patologias da Modernidade e os Remédios das Humanidades - FAPESP/ EPM/ UNIFESP. Professora convidada do Grupo de Estudos Humanidades e Humanização em Saúde - CeHFi / EPM/ UNIFESP. Membro da Sociedade Brasileira Dostoiévski / The International Dostoevsky Society. Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Religião. Pesquisadora do CBERMEL - Centro Brasileiro de Estudos da Rússia, do mundo eslavo e do Leste Europeu - USP/ UFF.

4º Dia – 27/05/2013 - Políticas Públicas de abordagem


8h às 12hPolíticas Públicas de abordagem, prevenção e controle da violência.


Palestrante: Maria de Fátima Cardoso.

Consultora social e educacional, pesquisadora do IDF-Índice de Desenvolvimento Familiar - SUAS / Impacto de Projetos socioeducativos..

Palestrante: Dra. Sandra Dircinha Teixeira de Araujo Moraes

Coordenadora do Serviço de Obstetrícia do Hospital Geral de Itapeví de março a novembro de 2012 e Coordenadora do Serviço de Obstetrícia do Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar desde dez. 2012.

12h às 13h – Almoço

13h às 15hPolítica Nacional de redução de Morbimortalidade por acidentes e Violências.

Palestrante: Elaine Lorenzato Assessora Técnica da Área Técnica Cultura de Paz, Saúde e Cidadania. Atenção Básica-Secretaria Municipal de Saúde

15h às 17hPolítica Nacional de Promoção de Saúde

Palestrante: Dra Denizi de Oliveira Reis Técnico administrativo ativo permanente da Universidade Federal de São Paulo, bolsista do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e efetivo na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva.


5º Dia – 03/06/2013 - Modos de enfrentamento


8h às 12hMediando Conflitos: O campo do direito e da psicologia.

Palestrante: Ana Paula Navarro Docente Credenciada na UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz consultora especialista na SENAC.Sócia-Consultora na Ape Katu Diversidade Sustentabilidade Ética. Docente na Associação Palas Athena.

Palestrante : Marina Vilar de Carvalho. Psicóloga da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

12h às 13hAlmoço

13h às 15hDinâmica do Perdão.

Palestrante: Regina Célia Simões de Mathis Membro do Conselho de Educadores da ESCOLA DE PAIS DO BRASIL. Coordenadora dos Programas de Atendimento a Famílias na INST. CRISTÃ BENEFICENTE VERDADE E LUZ - CASA ASSISTENCIAL DE BATUÍRA

Palestrante: Mara Rita Giacomini Amaro Assistente Social - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE; Terapeuta Comunitária, Familiar e de Casal. Responsável pela implantação, coordenação e atuação em Programas de Saúde Mental, Serviço Social, Terapia Familiar e Multifamiliar, Terapia de Casal, Terapia Comunitária e Grupos Educativos. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Atendimento em Terapia Familiar do Programa de Terapia Familiar - PROTEF / UNIFESP. Supervisora de profissonais e equipes de Saúde Mental e Serviço Social. Membro da equipe de formadores do Curso de Especialização em Terapia Comunitária da UNIFESP.

15h às 17h Construção de Sociabilidade, cidadania e direitos humanos.

Instituto Palas - Prof. George Barcat Professor de ética, filosofia e ética empresarial. escritor e dramaturgo, professor de Lógica e História da Filosofia da Palas Athena e membro de seu Colegiado, onde integra a coordenação do programa de Formação de Multiplicadores em Ética. Especialista em Ética Empresarial. Membro fundador do Instituto de Compliance e Integridade Corporativa (ICIC).

Download da programação



Seminário Para Elas Salvador - 09 e 10 de Maio de 2013
Local: Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) - Av. Santiago de Compostela, 216 - Cep: 40279-150 - Salvador - BA
(Ponto de Referência: Ao lado do supermercado G Barbosa Iguatemi)