Parceria leva vídeo aulas a profissionais de Minas Gerais


12 de agosto de 2014


E-book será disponibilizado com orientações para o cuidado de recém-nascidos de alto risco

Foto: central de Telemonitoramento de UTI Neonatal | Tele Minas Saúde | SES-MG

Foto: central de Telemonitoramento de UTI Neonatal | Tele Minas Saúde | SES-MG

Parceiros há quase dois anos, a UFMG, por meio do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) iniciam nova fase o projeto pioneiro de telemonitoramento neonatal em Minas Gerais.

Trata-se do E-book contendo vídeo aulas com o objetivo de apoiar as instituições hospitalares no cuidado e tratamento de recém-nascidos de risco e crianças gravemente enfermas.

Na última semana, o secretário estadual de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, gravou a primeira aula do e-book, em cerimônia que contou ainda com a presença do professor Cláudio de Souza, coordenador do Cetes, e do vice-diretor da Faculdade de Medicina, Humberto Alves, que coordena o projeto ao lado da professora Maria do Carmo Barros de Melo e da enfermeira Nara Carvalho, da SES-MG.

Na ocasião, na Central de Monitoramento de UTI Neonatal, em Belo Horizonte, o secretário explicou um pouco mais sobre o E-book e convidou outras instituições de saúde a participarem e acompanharem o projeto.

As vídeo aulas tratam de temas relevantes na assistência neonatal, para ampliar os conhecimentos dos profissionais que atuam nessa área, e são ministradas por médicos com grande experiência em neonatalogia de várias especialidades: neurologistas, cardiologistas, gastroenterologistas, entre outros.

“Essa é mais uma ferramenta de atualização dos profissionais da saúde neonatal”, comentou Nara Carvalho. Ela explica que a tecnologia possibilita transmitir informações voltadas para a prática da avaliação, tratamento e cuidado desses pacientes.

O E-book estará disponível gratuitamente para todo profissional da saúde que atue no tratamento de recém nascidos de alto risco.