Pediatria discute problemas causados pela respiração oral na infância

13 de agosto de 2019 - , , , ,

Apneia está relacionada a uma série de problemas de saúde da criança. Foto: Pixabay

Acontece nesta quarta-feira, 14 de agosto, a próxima edição da Reunião Científica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. O encontro é aberto ao público, na sala 16, andar térreo da Faculdade, a partir das 7h30.

Neste oportunidade, o tema “Respiração Oral e Apneia Obstrutiva na Criança” será conduzido pela professora do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Helena Becker. Segundo ela, serão mostradas as causas que levam à obstrução de via aérea superior na infância. “Em uma criança típica, destacamos a hipertrofia de amígdalas, adenoides e rinite alérgica”, exemplifica.

A professora explica que esse desvio tem impactos negativos no crescimento crânio-facial, na oclusão dentária e na postura corporal. Ela também destaca os prejuízos à qualidade de vida na infância, em função dos distúrbios do sono associados. “A criança que dorme mal, vai ter pior desempenho na escola e pode ter problemas cardiorrespiratórios”, revela.

A reunião

As reuniões científicas são promovidas pelo Departamento de Pediatria da Faculdade e aberta aos profissionais da área de saúde e demais interessados. Seu principal objetivo é divulgar e debater conhecimentos científicos relevantes de temas atuais relacionados à assistência integrada e de qualidade da criança e adolescente.

Mais informações com o Departamento de Pediatria da Faculdade: pedfm@medicina.ufmg.br.