PedNet UFMG: Departamento de Pediatria abre série de eventos com debate sobre inteligência artificial no cuidado à saúde

Evento será realizado dia 11 de agosto com transmissão pelo canal do Youtube da Faculdade de Medicina da UFMG.

02 de agosto de 2021 - , , ,

O Departamento de Pediatria (PED) da Faculdade de Medicina da UFMG inaugura a série de eventos PedNet UFMG com o debate “Inteligência artificial no cuidado à saúde das pessoas”. A ação será realizada no dia 11 de agosto, das 19h às 20h30 e terá transmissão pelo canal do Youtube da Faculdade de Medicina. O evento é voltado para o público em geral, independente de formação na área da saúde.

A moderadora da mesa será a professora Maria do Carmo Barros de Melo (PED), que terá participação dos convidados Zilma Reis (PED) e Virgilio Almeida (DCC/Instituto de Ciências Exatas da UFMG). A mesa será precedida por uma abertura realizada pelos professores Humberto José Alves (diretor da Faculdade de Medicina), Laura Facury Lasmar (chefe do PED) e Márcia Penido (vice-chefe do PED) e contará com vídeo do Professor Emérito da UFMG, Ennio Leão, que irá falar sobre a ética em todas as formas do cuidado à saúde.

A professora Laura Facury Lasmar, explica que a origem do PedNet UFMG está na tradicional reunião científica do Departamento, realizada há muitos anos. Com a pandemia de covid-19 e as restrições para encontros presenciais, a Câmara Departamental debateu um novo formato. “Os temas a serem abordados serão selecionados de acordo com a relevância, levando-se em consideração a inovação e as demandas atuais por conhecimento”, aponta. A abertura irá abordar o uso da Inteligência Artificial (IA) na saúde.

Serão discutidos pontos como o uso da IA no apoio diagnóstico, à cirurgia, à gestão de saúde, em tratamentos personalizados, em mensuração de probabilidade de doenças, entre outros. “A IA traz à tona questões éticas no cuidado à saúde das pessoas”, entende a chefe de Departamento. Ela cita o currículo dos professores debatedores e o papel do professor Ennio Leão na formação de gerações de pediatras com visão ética como formas de contribuição do debate promovido pelo PedNet UFMG ao uso da IA na saúde.

Recentemente, a UFMG foi selecionada para ser um dos centros a liderar projetos de inteligência artificial, através do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA – Saúde), ambiente multidisciplinar e multiusuário que contribuirá para a qualidade de vida da população. “Com o entendimento de melhoria da qualidade de vida das pessoas, o Departamento de Pediatria realizará o seu primeiro encontro debatendo o tema”, explica a professora.

A concepção da marca do evento teve colaboração do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade, que é parceiro do evento. Como o PedNet UFMG é um evento voltado para a interdisciplinaridade e a conexão com outras áreas, a marca foi desenvolvida para simbolizar códigos de computadores e circuitos em rede. A letra “N” da logo tem suas extremidades abertas para produzir o sentido de conexões e conhecimentos futuros. O evento conta, ainda, com apoio do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Faculdade.

A iniciativa terá periodicidade bimestral. Temas como a prática em saúde baseada em evidências estão no radar.

Acompanhe os canais da Faculdade de Medicina para conferir as próximas ações:

PedNet UFMG: “Inteligência artificial no cuidado à saúde das pessoas”
Quando: 11 de agosto, das 19h às 20h30.
Onde: canal do Youtube da Faculdade de Medicina
Público: Aberto ao público em geral
Abertura: Humberto Alves (diretor da Faculdade de Medicina), Laura Maria de Lima Belizario Facury Lasmar (chefe do PED), Márcia Gomes Penido Machado (vice-chefe do PED)
Vídeo de abertura: Ennio Leão, Professor Emérito da UFMG
Moderação: Maria do Carmo Barros de Melo (PED)
Debatedores: Professora Zilma Reis (PED) e professor Virgilio Almeida (DCC/Instituto de Ciências Exatas da UFMG).

Confira também os temas das reuniões científicas do PED antes da pandemia: