Pesquisa da UFMG abre inscrições para avaliação gratuita do desenvolvimento infantil 

Para participar os pais ou responsáveis devem preencher um formulário, simples e rápido, onde constam informações iniciais e caso concordem com as condições básicas do estudo


18 de julho de 2025 - , , ,


Crédito: Imagem ilustrativa Freepik.com

Estão abertas inscrições para avaliação gratuita de crianças sem suspeita de problemas neurológicos. A iniciativa é do grupo de pesquisa sobre Avaliação do Desenvolvimento Infantil, vinculado ao Centro de Tecnologia em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O objetivo é buscar compreender melhor os marcos do desenvolvimento infantil saudável e, a partir disso, gerar novas evidências que possam fortalecer o conhecimento sobre o processo de amadurecimento e as mudanças que ocorrem nas crianças. 

Os dados pessoais dos participantes serão preservados em sigilo, como determinam as normas éticas de pesquisa. Os dados científicos resultantes, no entanto, serão compartilhados com a sociedade no intuito de que possam ser usados para orientar políticas públicas, práticas pedagógicas e estratégias de intervenção ou tratamento precoce infantil. 

Segundo a pediatra e vice-coordenadora do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM), professora Débora Marques Miranda, as famílias participantes, por sua vez, terão a oportunidade de observar o desenvolvimento de seus filhos com o apoio de especialistas, em um ambiente seguro. 

A avaliação não tem caráter diagnóstico e não se destina a identificar transtornos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), esclarece a professora da UFMG.

Por que participar ?

O estudo tem como objetivo mapear o desenvolvimento saudável de crianças em diferentes faixas etárias, contribuindo para a construção de referências normativas que podem orientar profissionais da saúde, da educação e formuladores de políticas públicas. 

Este é um período de intensa aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, onde a criança passa da dependência completa para um processo crescente de autonomia. Ao participar, os pais ajudam a ampliar o conhecimento sobre como crianças crescem, aprendem e se relacionam, sem que isso envolva qualquer tipo de diagnóstico clínico.

Como será feita essa avaliação

Dentre outras abordagens, a avaliação vai utilizar o Battelle Developmental Inventory (BDI), um instrumento internacionalmente reconhecido pelos cientistas como um método preciso e consistente. 

Ele é usado para analisar e padronizar os dados de cinco áreas fundamentais do desenvolvimento infantil: comunicação, cognitiva, motora, socioemocional e adaptativa — e, com isso, gerar referências que orientem profissionais da saúde, da educação e políticas públicas.

Sua aplicação envolve atividades lúdicas, observação direta da criança e entrevistas com os responsáveis, tudo realizado por profissionais capacitados em ambiente clínico e acolhedor.

Quem pode participar

Podem participar crianças que atendam aos seguintes critérios:

  • Não possuir suspeita ou diagnóstico de Transtornos do Neurodesenvolvimento
  • Não ter nascido prematuro
  • Idade entre 0 e 7 anos e 11 meses
    Atenção: Crianças na faixa de idade dos 4 aos 7 anos e 11 meses precisam estar matriculadas em escola pública municipal ou estadual. Para as crianças menores, com até 3 anos e 11 meses, não há nenhuma orientação escolar.

Onde e quando

As avaliações serão realizadas presencialmente na região hospitalar de Belo Horizonte, na Avenida Alfredo Balena, bairro Santa Efigênia. O serviço é totalmente gratuito.

Inscrições e informações

Interessados devem preencher o formulário de inscrição ou acessando o código abaixo


Mais informações pelo e-mail: projetobattelle2024@gmail.com


Marcus Vinicius dos Santos – Núcleo de Divulgação Científica do CTMM /Medicina UFMG