Pesquisa e Biblioteca reúnem propostas para espaço dedicado à ‘internet das coisas’


08 de agosto de 2017


Estão abertas, até 23 de outubro, as inscrições de propostas para criação do Espaço Internet das Coisas, que será instalado no primeiro andar da Biblioteca Central da UFMG. A ‘internet das coisas’ é uma extensão da internet atual que possibilita aos objetos do dia a dia se conectarem à rede, gerando interação entre si e com as pessoas. Os microchips instalados em tênis de corrida para monitorar os exercícios físicos e os QRCodes, códigos que permitem o acesso a informações complementares sobre livros e outros produtos de consumo, são alguns exemplos da utilização do conceito de ‘internet das coisas’.

De acordo com chamada interna divulgada pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) e pela Biblioteca Universitária, a ideia é que o Espaço Internet das Coisas fomente a organização virtual da informação na Universidade e a concretização de projetos de pesquisa que estimulem a integração entre o físico e o virtual.

As propostas devem ter caráter acadêmico e contemplar duas ações: a criação de infraestrutura para a gestão de projetos e a realização de até dois projetos científicos que farão uso dessa infraestrutura. Além disso, precisam conter a indicação da equipe que trabalhará na iniciativa, formada por professores e bibliotecários e coordenada por um docente, em total de 10 pessoas.

Para se inscrever, é necessário enviar a proposta em PDF para o e-mail fomento@prpq.ufmg.br. Será disponibilizado o valor total de R$ 1 milhão para a criação do Espaço Internet das Coisas, e o período para execução da proposta é de no máximo dois anos.

Mais informações na chamada interna e pelo telefone  3409 4037.

Redação: com Cedecom/UFMG e Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária